
Da Europa à Ásia, 32 destinos de todo o mundo foram distinguidos pela Organização Mundial do Turismo como «Best Tourism Villages 2022» e a localidade turca de Birgi foi uma das selecionadas. A Mesquita Ulucami, a mansão Cakiraga Konak ou o Complexo Social İmam Birgivi, fazem deste lugar um destino a ter em conta no próximo ano.
As suas estreitas ruas empedradas e as casas construídas com pedra e madeira fazem desta localidade um dos lugares com mais encanto de Izmir. Para além da arquitetura otomana, Birgi é famosa pela batata Ödemiş e pelo pão Tokoglu, dois manjares gastronómicos que podem ser degustados por toda essa zona.

Local herdeiro de uma longa série de antigas civilizações que passaram pela região - frígios, lídios, persas, macedónios e romanos - foi capital do principado turco de Aydinogullari entre 1307 e 1348, e continuou a ser um centro cultural otomano entre os séculos XV e XVI.
Entre os seus edifícios mais icónicos contam-se a Mesquita Maior de Ulu Cami e Cakiraga Konak, uma grande mansão do século XVIII.
A Mesquita Maior foi construída no ano de 1312 pelo governante Aydinoglu Mehmet e a sua arquitetura seljúcida e otomana clássica chama especialmente a atenção quando se entra no interior onde os seus espetaculares mosaicos não deixam ninguém indiferente.

A oeste desta mesquita, encontra-se a outra grande joia arquitetónica: a mansão Cakiraga, construída por um abastado comerciante local. Outros edifícios interessantes da cidade são o Colégio Islâmico do Imã Birgivi, o Túmulo de Sultansah ou Sefik Bey Yaghanes, um lagar de extração de azeite que conta com uma área de 759 m2.
Nesta pequena localidade, muitas das grandes mansões converteram-se em hotéis boutique, entre os quais se destacam o Saliha Hanım Taş Konak e o Kadilar Pashazade Konagi Boutique. Alojar-se num deles oferece uma experiência autêntica, completando assim a imersão cultural na zona.
Comentários