Válido por três anos, o selo Best Tourism Village distingue os melhores destinos rurais a nível mundial, promovendo o papel transformador do turismo nestes territórios através de estratégias de sustentabilidade alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Além de valorizar o território rural e as suas comunidades, a iniciativa da UNWTO pretende dar visibilidade às regiões, aumentando o seu potencial turístico, enquanto as envolve numa plataforma de partilha de boas práticas e experiências a nível internacional.

Nesta 2.ª edição dos Best Tourism Village, foram registadas mais de 130 candidaturas, oriundas de 53 países, três das quais respeitantes a Portugal – o limite máximo de candidaturas por país. A entrega dos prémios vai acontecer em cerimónia oficial de 27 a 28 de fevereiro de 2023, em Alula, Arábia Saudita.

Para o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, “este é mais um reconhecimento - neste caso da Organização Mundial do Turismo - que confirma a excelência do nosso turismo e, neste caso, no interior de Portugal.", referiu em comunicado.

A estreia de Portugal nos Best Tourism Village registou-se logo na 1ª edição, com a atribuição do prémio a duas aldeias portuguesas, Cumeada e Castelo Rodrigo.