Desde aperitivos, pratos principais e sobremesas, em Malta é possível desfrutar de uma grande variedade na oferta gastronómica. A cozinha tradicional maltesa é rústica e baseada em produtos sazonais - peixe, legumes, carne, massa, massa folhada, tâmaras e azeite são os principais ingredientes utilizados.

As influências inglesas, italianas, francesas, árabes e mesmo norte-africanas fundem-se entre aromas e ingredientes numa cozinha tradicional, de sabores intensos e requintados.

1. Pastizzi

De origem turca, é o pastel mais popular da cozinha maltesa. Feito de massa folhada recheada com queijo, ricota ou ervilhas, encontra-se facilmente em todas as cidades das ilhas e pode ser acompanhado por uma chávena de chá, café ou um copo de vinho.

2. Bebbux Bl-Arjoli / Caracóis estufados

Mais pequenos que os franceses, os caracóis malteses são tradicionalmente cozinhados com um molho de tomate picante e servidos com um molho de alho chamado "arjoli", como aperitivos.

3. Stuffat tal-Fenek / Coelho estufado

Este é um dos pratos nacionais mais famosos. A sua preparação é bastante demorada, a carne é primeiro marinada e depois fervida durante várias horas de forma a se obter um resultado mais tenro. É geralmente cozinhado com molho de tomate ou vinho e servido com batatas.

Stuffat tal-Fenek
Stuffat tal-Fenek créditos: Susana Sousa Ribeiro

4. Ftira

Este prato, que pode ser comido como uma pizza ou como um sanduíche, é a estrela dos meses mais quentes, sendo uma opção mais leve. É feito com ftira (pão maltês), ao qual são adicionados tomates frescos ou molho de tomate, atum, batatas, azeitonas, cebolas, alcaparras, ovos cozidos e azeite, entre outros.

5. Lampuki

Lampuki é uma variedade de peixe semelhante à dourada que vive entre as ilhas de Malta e Gozo. Pode ser cozinhado de várias maneiras, quer no forno, grelhado com azeite e limão, ou sob a forma de bolo (idêntico a uma empanada) com azeitonas e espinafres ou outros vegetais.

6. Imqaret

Com raízes árabes, são pastéis fritos recheados com uma mistura de tâmaras, especiarias e citrinos. São normalmente servidos com um pouco de mel por cima e acompanhados com gelado.

7. Qaghaq

É uma sobremesa tradicionalmente ligada ao Natal e à época do Carnaval, feita de massa folhada e tem uma mistura de compota, açúcar, limão, laranja, canela, baunilha, xarope e outras especiarias no seu interior.

Atualmente, a gastronomia é uma das principais atrações turísticas de cada país e uma das principais razões na escolha de um destino. Assim, uma viagem a Malta torna-se numa experiência completa, repleta de história, cultura, uma vasta gama de atividades e, claro, da gastronomia, que é também uma outra forma de conhecer e descobrir o país, as suas tradições e o seu povo.

Publicado originalmente a 21 de janeiro de 2021.