A cultura e a arte andam de mãos dadas no WOW, a partir de agora. Para além dos cinco museus disponíveis para visita, o WOW tem agora também uma Galeria de arte. A inauguração deste espaço cultural faz-se com uma exposição de obras gráficas de Francis Bacon.

O artista nasceu em 1909 em Dublin e faleceu em 1992 em Madrid. A sua visão do mundo era inflexível e muito própria. No final da II Guerra Mundial, ao contrário dos seus pares que procuraram o abstracionismo, Bacon dedicou-se ao drama e à fragilidade da existência humana através da pintura figurativa. Desafiou-se a buscar novas possibilidades na representação da figura humana, da forma mais realista e evocativa possível, explorando em que medida a vitalidade da carne e do sangue podia ser capturada e materializada.

Esta é uma exposição organizada pelo WOW e pela comissária de arte Charlotte Crapts. As obras pertencem à Renschdael Art Foundation, com o contributo do The Estate Francis Bacon.

Algumas das principais linhas de pensamento de Bacon estão também representadas através de animações multimédia desenvolvidas pelos alunos da disciplina de Arte e Comunicação Multimédia da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e das licenciaturas em Design de Comunicação, Comunicação Audiovisual e Multimédia, Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona. O objetivo foi captar a atenção dos nativos digitais e procurar um ambiente mais apelativo que conjugasse as duas linguagens: a pintura e as interpretações digitais.

Até 30 de junho, a exposição tem um custo especial de 8 euros. A partir do dia 1 de julho, a exposição passa a custar 12 euros. O bilhete dá direito a um copo de vinho do Porto no WOW. O custo para estudantes e maiores de 65 anos é sempre de 5 euros.

Os bilhetes estão à venda online em wow.pt e presencialmente nas bilheteiras do WOW. A exposição de Francis Bacon estará disponível para visita até ao dia 26 de setembro.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.