No passado mês de março, o Facebook removeu temporariamente a página oficial do município de Bitche da plataforma. O algoritmo da rede social confundiu o nome da cidade em Mosela, no nordeste da França, com o insulto inglês.
O autarca de Bitche explicou que a página da cidade no Facebook foi removida a 19 de março por violar as regras do site. O Facebook restaurou a página na terça-feira, após detectar o erro.
"A 19 de março, o Facebook informou-nos que a nossa página, Ville de Bitche, não estava mais online, alegando que era 'uma violação das condições aplicáveis às páginas do Facebook'", explicou o presidente da câmara da cidade, Benoît Kieffer, num comunicado partilhado no Facebook. "O nome da nossa cidade parecia sofrer uma má interpretação", acrescentou.
Depois de a página ter sido removida, a autarquia teve de criar uma nova página chamada Mairie 57230, nomeada em referência ao código postal da cidade.
Posto isto, o presidente da câmara realça que “o que aconteceu à vila de Bitche demonstra que as ferramentas de moderação são insuficientes e limitadas”.
O autarca explicou ainda que o responsável pelo Facebook em França o contactou na terça-feira para informar que a página foi restaurada e para pedir desculpas pelo transtorno causado. Benoît Kieffer aproveitou ainda para convidar o responsável pelo Facebook em França, assim como presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, para visitarem Bitche e "para descobrirem a nossa bela cidade fortificada".
Comentários