Cinque Terre é um destino para caminhadas, mas as cinco aldeias estão ligadas por caminhos acidentados. Muitos dos turistas subestimam a dificuldade do percurso e aventuram-se na caminhada com o mesmo calçado que usam na praia: sandálias ou chinelos. Muitos dos caminhantes acabam por ficar "presos" sem o equipamento necessário tendo de ser socorridos pelas unidades de resgate.

As multas vão de 50 a 2500 euros, no entanto, as autoridades italianas adiantaram que inicialmente haverá uma fase de informação para alertar os turistas sobre as precauções necessárias e que o acesso sem o tipo de calçado recomendado será proibido.

A campanha de informação incluirá cartazes e panfletos alertando contra calçados impróprios, além de um aviso preventivo quando os turistas comprarem online o cartão Cinque Terre, que concede acesso ao autocarro e caminhos do parque. O grupo de policias locais Comandi Regione Carabinieri Forestale ajudará os funcionários do parque a controlar os trilhos e informar os visitantes sobre a proibição.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.