As regras não se aplicam se estiver a caminhar enquanto come, apenas serão aplicadas se estiver parado. Isso significa que se estiver sentado em degraus, na soleira da porta, ou mesmo no chão da cidade, arrisca-se a ser notificado.

As novas regras vieram depois dos moradores locais se queixarem de não conseguir entrar facilmente nas casas e prédios por causa dos turistas que estão sentados nos degraus e em frente às portas a comer. Além disso, há problemas de lixo, já que algumas pessoas deixam as embalagens de alimentos e lixo para trás.

O prefeito da cidade, Dario Nardella, disse ao The Times: "a nova regra não é direcionada para o turismo em geral, mas para visitantes sem educação." E também explicou que "neste momento os moradores não podem entrar nas suas casas por causa dos turistas que comem nas suas portas".

Claro que a proibição não afetará quem está a comer em movimento: por exemplo, se está a comer enquanto caminha pela cidade, as regras não se aplicam. E parece que nem todos os espaços públicos serão incluídos, pois o foco parece estar nas calçadas, ruas, degraus e portas da cidade, onde a demora pode levar ao congestionamento.

Não é a primeira vez que o conselho da cidade fala sobre a questão dos visitantes pararem nos degraus e nas portas para comerem. Dario Nardella já tinha ordenado que os degraus da igreja fossem "regados" numa tentativa de dissuadir os turistas de sentarem para almoçar.