Chama-se GLAdys, é um robô e anda pelos corredores do aeroporto de Glasgow, no Reino Unido, para animar os passageiros mais stressados.

Ele canta e conta histórias de Natal, tira selfies com os passageiros, que podem depois ser partilhadas no Twitter ou enviadas por email, e comunica em inglês. Este é o primeiro robô humanizado e embaixador de um aeroporto.

Mark Johnston, diretor de operações do Aeroporto de Glasgow, refere que Gladys usa uma tecnologia muito recente e que é por isso que apenas consegue reproduzir um sotaque. "Mais isso mudará no futuro, quando conseguirmos colocar o robô a reproduzir um sotaque para cada idioma". E acrescenta. "Assim que os passageiros estiverem mais habituados a interagir com o robô, eles irão permitir que a Gladys realize cada vez mais tarefas, como receber o feedback dos passageiros em relação aos serviços, ajudar as pessoas a encontrarem locais de refeição e informações sobre voos. No Japão, o desenvolvimento deste tipo de robôs está muito avançado e fornece muitos dos serviços que queremos também implementar. As possibilidades são de facto infinitas".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.