No primeiro dia do ano de 2021, a cidade chinesa de Qingdao distribuiu 10 mil caixas misteriosas aos seus cidadão e turistas na esperança de ajudá-los a conhecer melhor a paisagem, as atrações, o espírito e a hospitalidade da cidade.

Uma equipa de voluntários composta por escritores, artistas, membros da Liga da Juventude Comunista e cidadãos comuns caminhou até à Ponte Trestle (um dos destinos turísticos mais procurados em Qingdao) para distribuir as caixas misteriosas aos transeuntes.

A cerimónia de lançamento do programa estava inicialmente agendada para ocorrer na ponte, mas foi cancelada devido às medidas contra a COVID-19. No final, tornou a oferta de presentes ainda mais surpreendente.

O programa atraiu 100 escritores, artistas, curadores de exposições e estrelas de cinema nativos de Qingdao que vivem dentro e fora da cidade e que fizeram pequenos vídeos de apresentação como porta vozes da cidade.

As caixas oferecem diferentes presentes, que podem ser desde um livro sobre a cultura da cidade e os costumes folclóricos, uma entrada para um museu local ou um cartão postal idealizado com base na gravura em madeira intitulada "Meu Qingdao" criada pelo artista nascido em Qingdao, Jiang Yongjie. As caixas também podiam conter uma maçã Red Run, uma especialidade local.

Gift from Qingdao
Gift from Qingdao créditos: Stadt Qingdao

O objetivo é que o programa "Presente de Qingdao" se torne numa campanha anual no futuro, preparando mais presentes para oferecer aos cidadãos e turistas.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.