Foto: Wonderful Copenhagen

O antigo reservatório de água de Copenhaga tornou-se num local de exposição subterrâneo, o Cisternerne, e prepara-se para apresentar uma nova exposição do artista internacionalmente aclamado Tomás Saraceno.

Usando o ambiente único de Cisternerne como inspiração, Saraceno criou um projeto diferente de tudo o que já apresentou até agora.

Intitulada "Event Horizon", a exposição inclui a água que penetra na estrutura de cimento do Cisternerne, deixando o local debaixo d'água. A única forma de ver as diferentes obras de arte em exibição em todo o local é através de pequenos barcos a remos que podem acomodar até seis pessoas. Ao entrar, os visitantes receberão remos para que possam se deslocar pelo local alagado e mergulhar na arte de Saraceno.

Enterrada nas profundezas do parque de Søndermarken, na zona de Frederiksberg, em Copenhaga, o Cisternerne é um enorme local subterrâneo, onde a luz do dia nunca chega.

Antes, abrigava as cisternas da cidade com 16 milhões de litros de água potável, mas agora a água foi substituída por exposições de arte e vários eventos.

A exposição "Event Horizon" inaugura a 15 de março de 2020 e termina 29 de novembro de 2020.

museu Cisternerne
Museu Cisternerne créditos: Wonderful Copenhagen

Tomás Saraceno: da Arquitetura para a Arte

Tomás Saraceno (nascido em 1973, Argentina) é uma estrela no cenário internacional da arte e já foi comparado a artistas como Marcel Duchamp e Leonardo da Vinci.

Originalmente arquiteto, Saraceno formou-se em Frankfurt em 2003. Em 2009, estudou no Programa Internacional de Estudos Espaciais da NASA em Ames, na Califórnia. Nesse mesmo ano ganhou o prestigiado Calder Award.

Saraceno vive e trabalha em Berlim.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.