A iniciativa do site European Best Destinations tinha concorrentes de peso como Amesterdão, Praga, Atenas, Roma ou Paris.

Mas a cidade portuguesa que é património da UNESCO desde 1996 foi unânime. De acordo com a organização “nunca a escolha de uma cidade vencedora foi tão unânime entre os viajantes de todo o mundo. É com os votos dos viajantes de 174 países que o Porto ganha o título europeu pela terceira vez”.

A organização precisa ainda que o Porto foi eleito com votos de turistas de países como EUA, Reino Unido, França, Dinamarca, África do Sul, Coreia do Sul, Irlanda ou Canadá. O ano de 2017 é assim mais um ano de consagração da Invicta depois de ter conquistado o prémio em 2012 e em 2014.

Já a câmara do Porto, liderada pelo independente Rui Moreira, destaca também no seu portal online que esta distinção "atesta o potencial e atratividade da cidade, não só para os portuenses, mas também para os portugueses e para os turistas provenientes de todo o mundo".

A autarquia aponta que "de acordo com os dados já divulgados pela organização do concurso, o Porto seria vencedor mesmo só com os votos registados fora do território nacional".

A oitava edição dos European Best Destinations foi a mais concorrida de sempre, com um total de 426 mil votos, diz o site.

O melhor destino europeu só podia ser o Porto
créditos: Reprodução Twitter

De recordar que o Porto era a única cidade portuguesa a concurso e para ajudar a promover a cidade, a Câmara Municipal do Porto lançou um vídeo promocional para apelar ao voto.

A organização não poupa elogios à cidade portuguesa que caracteriza como "excepcional em mais do que um sentido" e evidenciando que o Porto é uma cidade com "história, arquitetura, cultura, gastronomia, comércio, com encontros e descobertas que vão seduzi-lo".

A European Best Destinations destaca ainda os ex-libris da cidade como o Rio Douro ou o Cais da Ribeira.

Conheça o top 10 dos melhores destinos europeus:

1. Porto, Portugal

2. Milão, Itália

3. Gdansk, Polónia

4. Atenas, Grécia

5. San Sebastian, Espanha

6. Sozopol, Bulgária

7. Viena, Áustria

8. Stari Grad, Croácia

9. Basileia, Suiça

10. Madrid, Espanha

Veja também: Sete razões para amar o Porto

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.