"Os sítios de Kiev e Lviv [foram] inscritos na Lista do Património Mundial em perigo", disse uma fonte da UNESCO, após a decisão adotada pelo Comité do Património Mundial em Riade, que seguiu a recomendação dos especialistas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Com a entrada na lista do Património Mundial em perigo, estes locais de Kiev e Lviv seguem os passos do centro histórico da cidade de Odessa (sul), onde, no final de julho, bombardeios russos destruíram vários edifícios, entre os quais a Catedral da Transfiguração.

"Estes sítios estão ameaçados pela destruição. Houve ataques nas zonas-tampão destes locais, e não sabemos o que acontecerá no futuro", explicou à AFP no início de setembro o diretor de Património Mundial, Lazare Eloundou, em Paris.

No início de julho, um "edifício histórico" foi bombardeado em Lviv, no "primeiro" ataque numa área protegida pela Convenção do Património Mundial desde o início da invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022, segundo a UNESCO.

A agência da ONU registru até agora danos em aproximadamente 270 sítios culturais ucranianos.

A Catedral de Santa Sofia e o Mosteiro das Cavernas de Kiev entraram na lista de Património Mundial da Humanidade em 1990. O centro histórico de Lviv foi inscrito em 1996.