A mais recente edição do estudo “Turismo e Redes Sociais”, produzido pela Marktest, revela que 54,5% dos utilizadores destas plataformas reconheceram pelo menos um dos 20 nomes de influenciadores apresentados no estudo.

O reconhecimento de influenciadores de viagens é mais notório entre o universo feminino de utilizadores de redes sociais (60,3%) e faz-se também sentir de forma mais evidente entre o público mais jovem, com 68,3% de reconhecimentos no escalão etário entre os 25 e os 34 anos.

Em relação aos influenciadores propriamente ditos, João Cajuda destaca-se no estudo da Marktest como o mais reconhecido pelos utilizadores de redes sociais, fazendo aliás o pleno dessa condição tanto no ranking global do estudo, como nos diferentes segmentos de idade, sexo, região ou classe social.

O pódio de influenciadores mais reconhecidos pelos portugueses que utilizam redes sociais inclui ainda os nomes dos projetos “Vagamundos”, de Anabela e Alexandre Narciso, e “Explorerssaurus”, de Raquel Janeiro e Miguel Mimoso.

Nos cinco lugares cimeiros deste ranking de influenciadores de viagens e turismo mais conhecidos encontramos ainda os nomes de Carla Mota e Rui Pinto, do projeto “Viajar Entre Viagens”, e de Filipe Morato Gomes, conhecido também por “Alma de Viajante”.

Embora estes sejam os cinco nomes mais reconhecidos pelos utilizadores de redes sociais, há algumas diferenças entre géneros e idades. Por exemplo, entre o público feminino, destaca-se o projeto “All Aboard Family”, de Catarina e Filipe Almeida, no quinto lugar. E nos mais jovens destaca-se João Amorim, com a página “Follow the Sun”, na quarta posição dos mais reconhecidos.