1. Como e quando começou com o “bichinho” das viagens?

Sempre gostei muito de viajar, de conhecer novas culturas e realidades. Em criança mudei muitas vezes de cidade e talvez isso se reflita na pessoa que sou hoje e nesta vontade de querer conhecer sempre mais. Considero-me uma pessoa curiosa e apaixonada pela natureza. Anseio por aventuras, paisagens de cortar a respiração, pessoas, sabores, cheiros... Chego à conclusão que é o desconhecido, a surpresa... É a explorar que me sinto mais vivo, e é por isso que continuo a viajar.

2. Além de viajar, gosta muito de…

Além de viajar gosto de planear viagens (risos). Gosto de muitas outras coisas obviamente como, por exemplo, levar pessoas a viajar (risos). Agora a sério, gosto de música, de cinema, de arte em geral. Gosto de estar com os amigos, prefiro uma sala e copos de vinho a uma discoteca onde ninguém se ouve. Gosto de animais, embora só tenha espaço para ter um. Gosto de comer bem, cada vez mais. Espero que isto não se torne um problema (risos). Gosto de estar na praia, nasci em terra de pescadores e sinto necessidade de estar perto do mar. Gosto de acampar, de fazer picnics. Gosto de tecnologia, sou sempre muito curioso com os gadgets.

3. Quantos países já visitou?

Honestamente não sei, quarenta e tal, não tenho por hábito contar... Repito é muitas vezes os mesmos destinos por trabalho. Não são assim tantos e, felizmente, ainda tenho muito mundo para explorar!

4. Viagens mais marcantes e porquê?

A Índia foi claramente uma das viagens que mais me marcou. Foi um viragem na minha forma de pensar e de estar, qualquer texto que possa escrever nunca irá conseguir exprimir o verdadeiro impacto que aquela viagem teve na pessoa que era e na que sou hoje. Marrocos é outro país que me é muito querido, foi lá que comecei a trabalhar na área do turismo, a fazer vídeos para hotéis e a ser líder de viagens. É claramente o país que mais vezes visitei, perdi a conta... Tenho lá muitos amigos, é como se fosse uma segunda casa. A minha viagem pela Patagónia, especialmente o monte Fitz Roy, na Argentina, um dos lugares mais imponentes que visitei até hoje! A Tanzânia, não só pelas migrações dos animais que me deixam sempre extasiado mas porque subi ao topo do Kilimanjaro, uma experiência arrebatadora a todas os níveis, fisicamente, mentalmente e espiritualmente.

5. Destino que quer regressar e porquê?

Hum, acho que voltava a quase todos os destinos que já visitei, mas se pudesse agora assim de repente teletransportar-me para algum lugar, seria Maldivas, porque é o paraíso na terra e Costa Rica, não tive muita sorte com o tempo quando lá estive e gostava de repetir tudo, desta vez sem chuva.

6. Próximos destinos e expectativas

Estou agora mesmo de partida para a Islândia, as expectativas são enormes, embora não goste de criar grande expectativas. Depois irei à Tanzânia, à Sardenha, a Marrocos, à Nova Zelândia e Filipinas, alguns são destinos da minha agência de viagens LEVA-ME e irei acompanhar grupos de viajantes... Vai ser um ano muito bom e com grandes aventuras, espero! Madagáscar, o Butão, o Nepal, a Birmânia, e as ilhas do Pacífico Sul serão provavelmente os destinos que irei visitar em 2020.

7. Dica de viagem mais valiosa que pode dar

Não reservar nada, cada vez mais gosto de me sentir livre em viagem, ter flexibilidade de mudar de planos a qualquer momento. Hoje há tantas ferramentas num telefone que dificilmente poderá correr mal. Marcar um hotel para uma primeira noite de descanso é o suficiente. Depois disso há inúmeras possibilidades e caminhos por onde seguir.

8. Lugar preferido em Portugal

Alentejo, seja na costa ou no interior, sempre que posso fujo para lá. É muito calmo, tem excelente comida, bom tempo, pessoas afáveis, é o meu local de eleição para descansar e recarregar baterias.


Siga aqui as viagens de João Cajuda.

Se querem fazer parte da comunidade SAPO Viagens no Instagram, partilhem as vossas fotos com a hashtag #sapoviagens.

Se querem ver o vosso perfil traçado na rubrica Viajante do Mês, partilhem as vossas fotos com a hashtag #viajantedomes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.