Idealizada e concretizada pela OT, a Experience Trindade-Porto disponibiliza três circuitos de visita diferenciados: Igreja, Ordem e Full Experience, todos acompanhados por audioguias originais de fácil utilização no telefone, produzidos por uma equipa de peritos multidisciplinar.

O primeiro circuito, o da Igreja, integra uma cronologia de características museográficas que contextualiza a Ordem da Trindade numa linha temporal desde o século XI até à atualidade. Esta imersão na História universal e local antecede e prepara a visita à maior Igreja do Porto e seu património.

O segundo circuito, o da Ordem, acrescenta à cronologia e à Igreja a visita à Sala da Custódia, Cofre, Escadarias dos Benfeitores e dos Provedores, Salão Nobre, Salas das Esculturas e das Pinturas e Coro Alto. Nestes espaços, pode aceder-se, pela primeira, ao acervo da Ordem exposto segundo critérios museológicos. A narrativa construída inclui a custódia de prata de grandes dimensões, do século XVIII; o pálio de oito varas, bordado a fio e lâminas de ouro, utilizado nas procissões religiosas; o fragmento do Santo Lenho oferecido pelo Papa Pio IX à Infanta Isabel Maria; esculturas da Escola de Gaia e dos santeiros de São Mamede do Coronado, como José Ferreira Thedim, autor da iconografia oficial de Nossa senhora de Fátima; peças de faiança produzidas na antiga fábrica de cerâmica de Santo António de Vale de Piedade, em Vila Nova de Gaia; pratas, alfaias litúrgicas, ex.votos e paramentos, entre outras peças do tesouro da OT.

A Full Experience é o circuito mais completo. Acrescenta aos dois anteriores uma visita à torre e aos terraços da Igreja, ladeados pelas imagens de São João da Mata e São Félix de Valois. Neste percurso é desvendada a narrativa milenar e universal sobre a redenção dos cativos – motivo histórico da criação da OT – no tempo das cruzadas bem como detalhes arquitetónicos dos bastidores da Igreja. Permite ver a cidade de um ângulo até agora desconhecido.

A Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade, fundada em 1755, é uma instituição com uma narrativa que se confunde com a da cidade do Porto desde o século XVIII.

Herdeira de uma longa história que remonta ao século XI, tempo das cruzadas e da constituição do reino de Portugal, a Ordem Terceira da Trindade participou no movimento de transformação da cidade medieval em urbe moderna, definindo e consolidando uma nova centralidade no Porto.

Em 2020, ano de celebração do 265º aniversário, iniciou um importante projeto de reabilitação das suas infraestruturas, nomeadamente a reestruturação do hospital, a ampliação das Unidades de Cuidados Continuados e a criação das condições para um novo espaço de exposição da história e do espólio da Ordem.

Nasce agora a Experience Trindade-Porto, uma nova proposta cultural na cidade, diferenciadora e original. A uma narrativa principal milenar e universal, a redenção dos cativos no tempo das cruzadas, junta-se o papel local da Ordem adaptado às necessidades específicas de cada época, cumprindo uma missão de resgate assistencial, solidário e religioso, ao mesmo tempo que participa na construção da identidade do Porto.

A Experience Trindade-Porto já pode ser visitada diariamente, entre as 10h00 e as 19h00.

A inauguração oficial ocorre no dia 29 de junho, com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, lê-se em comunicado.