“Um evento religioso que assume uma forte componente cultural e social, apresentando uma programação constituída por várias atividades num momento de exaltação do património material e imaterial que caracteriza as celebrações da Quaresma, da Semana Santa e da Páscoa”, descreveu a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.
Para o presidente da Câmara, Sérgio Costa, este evento “é mais uma forma de atrair pessoas à Guarda”.
O evento é uma organização do município em parceria com a Diocese da Guarda, a Santa Casa da Misericórdia e várias coletividades do concelho. A programação engloba também as iniciativas religiosas que decorrem durante esta época.
As atividades vão decorrer na cidade e em várias localidades do concelho como Pêra do Moço, Pousade, Vale de Estrela, Benespera, Famalicão da Serra, Gonçalo, Carvalhal Meão, Vila Fernando e Castanheira.
A programação inclui uma residência artística orientada por Sofia Portugal, com o Coro Teatro Religioso, que vai decorrer de 22 a 30, na aldeia de Pousade e o Percurso das Alminhas dinamizado no dia 23 pela Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG) na aldeia de Menoita.
O percurso de 10 quilómetros terá passagem por vários locais da freguesia de Pêra do Moço, com visita ao património local e identificação de alminhas, acompanhado pela Junta de Freguesia e pelo arqueólogo Tiago Ramos.
Ainda nesse dia, na Sé Catedral da Guarda, pela 16:00, o Conservatório de Música de São José realiza o Concerto de Páscoa e, às 21:00, em Pêra do Moço, cumpre-se o rito de louvor aos mortos com a Encomendação das Almas.
A iniciativa conta com a participação dos grupos de Encomendação das Almas da Sequeira, Faia, Quinta de Gonçalo Martins, Maçainhas, Famalicão da Serra, Grupo de Cantares “A Mensagem”, Marmeleiro e Castanheira.
Haverá concertos de Páscoa em Pêra do Moço, na Igreja de S. Miguel e na Igreja da Misericórdia.
Na noite de Sábado de Aleluia, dia 30, a aldeia de Pousade será palco do teatro religioso “Eis, Pôncio Pilatos!”, com início marcado para as 21:30.
O espetáculo tem a direção artística de Daniel Rocha e é uma coprodução do Grupo Desportivo e Cultural Pousadense e o Teatro Municipal da Guarda.
O programa da Semana Santa inclui a Via Sacra, realizada na cidade e em várias localidades, a Festa de Nossa Senhora da Teixeira, em Aldeia Nova, e as cerimónias religiosas como a Missa Crismal e Bênção dos Óleos, a Missa Vespertina da Ceia do Senhor – Lava-pés, a celebração da Paixão do Senhor, com a adoração à Cruz, e o Enterro do Senhor.
O programa de celebração religiosa termina no dia 30, com a Vigília Pascal na Sé Catedral e na Igreja de S. Miguel.
Comentários