A Renature é a primeira empresa em Portugal a trazer para o mercado os comprovados benefícios de Forest Therapy. Inspirada na prática Japonesa de Shinrin-Yoku, que significa receber a floresta através dos sentidos, Forest Therapy ou Forest Bathing como também é conhecida, ajuda a restabelecer o equilíbrio do nosso sistema nervoso promovendo saúde e bem-estar, funcionando também como um escape para o stresse do dia a dia e afirma-se como uma ferramenta para gestores e equipas.

Como prática individual ou dentro de um programa de desenvolvimento de Recursos Humanos para as empresas e seus colaboradores, a Forest Therapy é uma prática que começa a ser incontornável.

Forest Therapy é uma prática com claros benefícios e evidências científicas no bem-estar de pessoas e equipas

Forest Therapy é uma prática ancestral, com efeitos benéficos para o bem-estar de cada pessoa ou grupos de pessoas. Com claras evidências científicas, Forest Therapy é praticado exclusivamente ao ar livre e obedece a uma sequência definida que permite a indivíduos e equipas alcançarem um ritmo de contemplação e reflexão, convidando as pessoas a experimentar os prazeres da natureza através dos seus sentidos. É uma prática que beneficia a saúde física, mental, emocional e espiritual, e que a Renature traz, em primeira mão, para Portugal.

Maria do Carmo Stilwell, também conhecida por Geeta, é licenciada em Farmácia, tendo trabalhado em multinacionais da área da saúde, Guia certificada e Formadora de Guias de Forest Therapy e a fundadora da Renature onde cria e facilita programas que promovem o bem-estar e a saúde através de práticas de conexão com a natureza, Clean Eating e Self-Care.

“O ritmo do dia a dia, a mudança para as grandes cidades, a cada vez maior utilização da tecnologia e, mais recentemente, a pandemia e isolamento social, levaram a que nos afastássemos cada vez mais da natureza, da floresta, das nossas raízes. O objetivo da Renature é voltar a ligar os seres humanos à natureza para que possam restabelecer o equilíbrio, saúde e bem-estar na sua vida, inspirando-os a cuidar do nosso planeta, valorizando a sua herança natural. Estivemos 6 meses a pensar como, de uma forma profissional e segura, poderíamos devolver às pessoas a natureza.”, explica a fundadora da Renature.

Os escritórios da empresa são a própria natureza e em Portugal trabalham em 14 florestas, bosques e parques naturais como o Parque Natural de Sintra-Cascais, Monsanto, Boomland, a Mata Nacional do Buçaco, o Parque Natural da Arrábida, o Parque Natural da Serra da Estrela, o Parque Natural Peneda-Gerês, a Serra do Caramulo, a Serra da Lousã ou o Parque Natural Montesinho.

Programas a pensar em si

A Renature Nature Connection Experiences criou programas estruturados e profissionalizados com várias soluções dentro deste conceito. Programas de três horas, um dia, dois dias e cinco dias. Todos os programas da Renature assentam em cinco pilares fundamentais, a ligação com a natureza, a prática de Forest Therapy, o Clean Eating, a prática de Embodiment e muito importante, o desacelerar.

O leque de ofertas da Renature for You inclui passeios de Forest Therapy, Remotely Guided Forest Therapy, Slow Day, Restorative Nature Week ou o Digital Detox, realizados a pensar no indivíduo, grupos de amigos ou famílias.

Programas para as empresas

A Renature também criou, a pensar exclusivamente nas empresas, programas que ajudam os gestores a manterem as suas equipas alinhadas neste novo normal. Para os líderes de empresas que acreditam que o contato com a Natureza pode ajudar as equipas a ficarem mais alinhadas, focadas e equilibradas para enfrentar os desafios do mundo corporativo, a Renature desenvolveu programas únicos que permitem melhorar e aumentar a qualidade, a eficiência, criatividade e produtividade no trabalho.

Programas com nomes e temáticas como Stirring Inspirations, Expanded Clarity e Circle of Wisdom, entre outros, formam as quase 12 soluções que a Renature criou e sobre as quais detêm exclusividade.

Luis Valente, sócio da Renature e responsável pela co-criação dos programas para empresas vai mais longe: “Desenvolvemos programas, totalmente criados para serem implementados na Floresta e que vão de encontro àquilo que os Gestores têm como o maior desafio atual: a ausência de contacto pessoal devido às circunstâncias atuais”.

O gestor enfatiza ainda que “o digital nunca substituirá a interação de colaboradores e equipas e com essa inevitabilidade a Floresta e o ar livre são o local de eleição para reunir equipas e reforçar sentimento de pertença. Criámos vários programas mas o meu preferido é o Relaxed Presence onde convidamos as pessoas a estarem, pura e simplesmente, na presença da Natureza e umas das outras. Vivemos tempos muito marcantes e só soluções marcantes ajudarão gestores, equipas e empresas a florescerem, tal como uma Floresta”.

Para equipas maiores ou mais pequenas, com objetivos mais específicos ou para a criação de momentos de partilha e ligação à Natureza, a Renature tem 12 programas exclusivos que permitem restaurar um equilíbrio interior tão necessário e perdido, física, mental, emocional e espiritualmente com a ajuda dos nossos sentidos: tato, visão, audição, olfato e paladar.

A Renature baseia os seus programas em evidência científica. “Todas as soluções propostas pela Renature são criadas com base em estudos e a pensar no que as pessoas e as empresas estão a passar, e como a Natureza pode, efetivamente, ser uma enorme aliada.", refere Geeta Stilwell.

Os estudos científicos e a evidência existem e artigos recentes de prestígio como os da US National Library of Medicine, Harvard Medical School, Time Magazine e National Geographic, entre outros, atestam que a prática de Forest Therapy, para indivíduos ou empresas, é uma das formas de recuperar o bem estar perdido.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.