Parar durante um fim de semana e desfrutar de dois dias no cenário idílico do Convento da Arrábida, sem as exigências e o ritmo frenético do dia a dia, é a sugestão do Museu do Oriente com o retiro de mindfulness que se realiza nos dias 16 e 17 de outubro.
Especialmente relevante para quem já pratica regularmente o mindfulness, ou para qualquer pessoa que queira desfrutar dos benefícios da meditação em silêncio, reduzindo assim o stresse e o modo “piloto automático” do quotidiano, este workshop é composto por um período de introdução, seguindo-se períodos de silêncio que possibilitam a reflexão e imersão de algumas das práticas.
Ao longo do retiro, os participantes irão contactar com várias práticas de meditação mindfulness, compaixão e silêncio, que vão ajudar a abrandar o ritmo diário, praticar a aceitação, reduzir os níveis de ansiedade e de stress e aprofundar a prática e o conhecimento do mindfulness.
Para quem procura aprofundar os conhecimentos sobre esta prática, o Museu do Oriente organiza, até ao final do ano, Oficinas de Mindfulness realizadas em formato online e dedicadas a trabalhar temas específicos, como a ansiedade, hábitos de sono, gratidão, entre outros. Tratam-se de sessões de prática de meditação mindfulness para sustentar um estilo de vida pleno e consciente, a cada momento.
Ambas as iniciativas são orientadas por Mário Rodrigues, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e com especialidade avançada em Neuropsicologia. É instrutor do programa de Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR), estando certificado pela University of San Diego, School of Medicine. É ainda instrutor do programa de Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT), com formação pelo Centre for Mindfulness Research and Practice, University of Bangor.
Comentários