As cascatas ficam na reserva indígena de Havasupai e visitá-las não é para todos. Em 2020, a tribo de Havasupai decidiu encerrar o acesso à reserva para travar a pandemia da COVID-19.

Em outubro do ano passado, cheias afetaram o lugar, marcado por quedas de água de um azul turquesa surreal e um enquadramento natural fora de série. Os estragos já foram reparados e a tribo diz que está pronta para voltar a receber os turistas - mas só os que tenham reserva confirmada.

De acordo com a página oficial de Havasupai, este ano os visitantes vão poder voltar a entrar no território, mas, neste momento, apenas serão autorizados aqueles que já tinham reservas antes da pandemia.

Isso porque, regra geral, as reservas para determinado ano abrem em fevereiro daquele mesmo ano. Ou seja, para conseguir fazer uma nova reserva os visitantes vão ter esperar por fevereiro de 2024.

Contudo, ainda há uma hipótese de tentar a visita este ano, através de uma inscrição no site oficial. Depois é ir consultando todos os dias para ver se surge uma vaga fruto de alguma desistência ou mudança de datas.

Havasupai Falls
Havasupai Falls créditos: Unsplash

Apesar de estar inserida no Grand Canyon National Park, a reserva de Havasupai é controlada pela tribo.

Uma vez lá, são precisas longas caminhadas para chegar às cascatas mais conhecidas. A dificuldade em conseguir visitar este lugar torna-o ainda mais especial. Leia aqui um relato de viagem por Havasupai.

Aqui encontra um bom guia (em inglês) para visitar Havasupai.