Numa publicação no Twitter, o governador David Ige disse que qualquer pessoa que for apanhada a perturbar ou a tocar nas focas "será processada".

"Quero deixar claro que esse comportamento é absolutamente inaceitável. Visitantes das nossas ilhas - devem respeitar o nosso povo, cultura e leis que protegem espécies ameaçadas de extinção que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo."

Vídeos publicados no TikTok mostravam visitantes a tocar nas focas-monge numa praia em Kauai, o que levou a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) a investigar o assunto, relata o Honolulu Star-Advertiser. Os visitantes acabaram por ser multados.

As focas-monge havaianas estão classificadas como uma espécie criticamente ameaçada e atualmente apenas cerca de 1400 permanecem na natureza. Os animais podem ficar facilmente stressados quando são abordados por humanos. Mães e crias são especialmente vulneráveis durante o período de amamentação e podem separar-se facilmente quando ficam nervosas devido à interações com humanos ou cães.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.