A aldeia de Hallstatt, na Áustria, tem cenários dignos de contos de fadas. Património da Humanidade desde 1997 pela paisagem única que apresenta, o lugar começou a sofrer com uma invasão de turistas nos últimos anos.

Sendo já um lugar muito visitado, ganhou ainda mais fama com a teoria de que foi a inspiração para o cenário do filme Frozen. Foi também eleita como uma das aldeias mais instagramáveis do mundo e foi divulgada no mercado asiático como um dos melhores destinos da Europa. Inclusive, uma réplica da cidade foi construída em Guangdong, na China.

Tudo isso levou com que o número de visitantes crescesse exponencialmente. Com 800 habitantes, a aldeia chega a receber 10 mil visitantes por dia.

Assim, o autarca local tem lutado contra o excesso de visitas e a última medida foi colocar uma vedação num dos lugares mais procurados pelos turistas para tirarem fotografias.

De acordo com uma notícia da BBC, a barreira foi, entretanto, retirada mas Alexander Scheutz disse a um jornal local que pensa em colocar naquele sítio um banner a lembrar que ali moram pessoas que querem viver em paz.

Esta não é a primeira vez que um lugar sofre com excesso de turistas - recorde aqui outros sítios no mundo que lutam para equilibrar o turismo com a qualidade de vida dos habitantes locais e com a preservação do património.