Para quem acredita que esta é a época mais mágica do ano, Castelo Branco é a cidade encantada que vai querer conhecer. Entre a aldeia encantada do Pai Natal, o Mercadinho de Natal, que este ano conta com 60 barraquinhas de todo o país e ilhas com: artesanato, produtos locais (enchidos, mel, queijo, azeite), bolos regionais, bolos de Natal, filhoses, borrachões, licores, pão, crepes, pão com chouriço, ginja, produtos da madeira, salgado, compotas caseiras, pizzas, papas de carolo e arroz doce, produtos biológicos e até produtos árabes (da comunidade síria que existe em Castelo Branco), o Comboio de Natal, o Mundo da Brincadeira com um parque de diversões preparado com insufláveis, uma mini-roda, um mini-comboio de Natal e um mini-kartódromo, o presépio iluminado com 8 figuras, paradas, concertos, contos, duendes, soldadinhos de chumbo e teatros, não faltam atividades para animar a cidade e quem a visita.

A partir das 17h45 do dia 7 de dezembro até ao dia 6 de janeiro de 2023 a cidade enche-se de vida, cor e música natalícia. Logo no primeiro dia pode ouvir “É fácil gostar do Natal em Castelo Branco”, uma melodia composta e cantada por um dos membros do grupo NORTON (banda de música pop de Castelo Branco).

No dia 8 de dezembro é inaugurado o Presépio feito pelas Escolas e Associações do concelho de Castelo Branco, composto por 77 figuras, feitas de materiais reciclados e que vão estar espalhadas pela Zona do Castelo. Já no dia 10 de dezembro é o dia em que o Pai Natal chega a Castelo Branco. Vai ser muito mais fácil gostar deste dia, porque 1500 crianças, das escolas do concelho, participam na Parada do Pai Natal e vão dedicar várias músicas e coreografias ao Pai Natal, e a quem assiste. Na Parada há, ainda, um trio elétrico, um trenó, mascotes de Natal, duendes, presentes e soldadinhos de chumbo. Depois da Parada haverá palco, na Aldeia do pai Natal, para o Conto de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen.

A uma semana do Natal, na sexta-feira, dia 16 de dezembro, às 18h, é inaugurada a Maior Exposição de Construção com peças Lego, na Praça 25 de Abril, e em seguida a exposição de 1001 figuras de Pais Natal. No mesmo dia, mas às 21h30, há um Concerto de Natal com a Orquestra Sinfónica e Coros Juvenis do Conservatório Regional de Castelo Branco, na Sé Concatedral de Castelo Branco. No sábado, 17 de dezembro, às 21h30, mais um Concerto de Natal com Coros e Ensembles, na Igreja de São José Operário, no Cansado. Finalmente, no domingo, dia 18 de dezembro, às 11h, um último Concerto: Um Conto de Natal de Charles Dickens, no Cine Teatro Avenida, com a Orquestra Sinfonietta de Castelo Branco.

Na semana do Natal há teatro, dias 20 e 21 de dezembro, o Cine Teatro Avenida recebe às 15h30 “A Loja dos Bonecos” e “Um sonho de Natal”. Há, igualmente, cinema. Dia 22 de dezembro, o filme “Pinóquio”, de Guilherme del Toro, passa no Cine Teatro Avenida, às 15h30. No dia 23 de dezembro o Pai Natal despede-se, porque o grande dia está a chegar. Entretanto, às 19 horas, a Associação do Cansado, organiza a Caminhada/Corrida de São Silvestre dos Madeiros.

Se as razões não fossem já mais que muitas, Castelo Branco, numa parceria com a ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa tem vários prémios para oferecer no Sorteio de Natal 2022 a quem realizar compras iguais ou superiores a 25 euros no comércio local, entre 1 e 31 de dezembro.

Face ao panorama atual, Castelo Branco desligará as luzes à meia-noite, em vez das habituais duas da manhã.