O município transmontano divulgou hoje que vai repetir a iniciativa lançada no Natal de 2020 para atenuar “o desânimo e incerteza” provocados pela pandemia, que, um ano depois, persiste, embora “com consequências mais leves”.

Com o apoio das juntas de freguesias, a câmara municipal distribui por estes dias às cerca de 2.700 famílias do concelho caixas de “Boas Festas” com bolo-rei, vinho, bombons, frutos secos, maçã desidratada, queijos, biscoitos ou compotas.

Apoiar a economia local e, ao mesmo tempo dar um “mimo” às famílias, é o propósito do município, como salienta o presidente, João Gonçalves, que justifica a continuidade da iniciativa com a reação do ano anterior.

“Entendemos que devíamos repetir o agrado, foi uma iniciativa bem recebida, carregada de simbolismo, conseguimos distribuir um pouco de alegria e também dar algum apoio aos produtores locais”, concretizou.

Segundo explicou, todos os produtos da caixa de “Boas Festas” são produtos da terra, produzidos e transformados em Carrazeda de Ansiães.

“Queremos também dar o exemplo e servir, de alguma forma, de inspiração para que neste período de troca de presentes, os carrazedenses possam optar por produtos locais”, afirmou.

Esta medida, segundo a autarquia, “beneficia toda a comunidade, mas, em especial, as padarias, pastelarias e os produtores locais que tiveram quebras significativas de vendas resultantes dos constrangimentos provocados pela pandemia”.

A distribuição destas “Boas Festas” começou no último fim de semana e prolonga-se até ao próximo.

As cerca de 2.700 caixas com produtos representam um investimento “na ordem dos 30 mil euros” e são adquiridas pelo município.

Para incentivar compras no comércio local, o município tem também em curso um sorteio de três Cabazes de Natal, no valor de 250 euros cada, também com produtos adquiridos localmente.

Cada 15 euros de compras dão direito a um cupão para participar no sorteio que decorre no Dia de Reis, a 06 de janeiro.