A Visit Arctic Europe, uma organização que promove o turismo na região do Ártico, está a convidar pessoas de todo o mundo a deixarem a sua marca, dando nome às tempestades que dão origem à aurora boreal.

Isto porque as auroras são formadas quando as tempestades solares enviam fortes rajadas de partículas solares carregadas em direção à Terra. Quando essas partículas se encontram com o campo magnético e a atmosfera da Terra, iluminam-se tornando visível aquelas que são conhecidas como luzes do norte. A partir de agora, a aurora boreal mais forte será nomeada para distinguir uma tempestade da outra. É um sistema semelhante ao de nomenclatura de furacões, que recebe nomes exclusivos a cada ano, mas neste caso, o público em geral terá a oportunidade de participar.

Atualmente, as identidades das auroras são escolhidas a partir de uma lista de nomes inspirados na história, cultura e herança nórdicas. Mas agora, pessoas de todo o mundo podem enviar as suas ideias sobre o que deve ser adicionado a essa lista de nomes em potencial. Tudo o que precisam fazer é aceder ao site Naming Auroras e explicar o motivo pelo qual consideram que uma aurora boreal deva ter determinado nome, por exemplo o nome da pessoa em questão. A sugestão pode tornar-se o nome de uma forte exibição das luzes do norte.

Todos os nomes escolhidos serão partilhados no site Naming Auroras e na página de Instagram This is Arctic. Os fãs do fenómeno natural podem juntar-se à discussão usando a própria hashtag com o nome da aurora nas redes sociais.

A aurora boreal normalmente pode ser vista nos países nórdicos entre agosto e abril de cada ano. Nomear auroras não só tornará mais fácil para os cientistas discutir essas tempestades solares, mas os visitantes também serão capazes de lembrar a aurora exata que viram.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.