De 2 a 29 de fevereiro, 'Alenquer, Terra de Damião de Góis' conta com exposições dedicadas, homenagens, concertos, workshop, debates e vários outros momentos culturais e de partilha destinados a vários públicos.
Foi em honra deste ilustre alenquerense que no local de batismo de Damião de Góis em 1502, no edifício da antiga Igreja de Santa Maria da Várzea, nasceu, em 2017, o Museu de Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição. É precisamente neste património cultural gerido pelo Município de Alenquer que decorrerá grande parte da oferta cultural do mês de fevereiro.
A verdade é que Damião de Góis é um "ícone da história de Portugal, do Mundo e de Alenquer" e, mais do que nunca, importa relevar o trajeto singular que teve em vida e as mentalidades que ajudou a mudar. "Teve um papel fundamental na mudança de paradigma do pensamento do seu tempo. Humanista, historiador, pensador, alterou o pensamento religioso e filosófico da Europa. Defensor acérrimo dos direitos humanos, era de uma atualidade extraordinária. Não há melhor maneira do que homenagear alguém assim, sobretudo sendo ele filho da Alenquer, dando desta forma a conhecer quem foi, o que pensava e porque foi ele importante, não deixando desta forma esquecer figura célebre da História", assume a vereadora com o pelouro da Cultura, Cláudia Luís. Aceda aqui para ler mais sobre a sua história.
Esta edição do 'Alenquer, Terra de Damião de Góis' volta a oferecer cultura de forma alargada e a possibilidade de os mais novos aprenderem. Por isso, existem quatro programas educativos dedicados: “O Grande Damião de Góis", "UPS, verdadeiras obras de arte!", "Damião de Góis, não há meninos diferentes, pois não?" e "À Barca, meninos, à barca, não tem nada que enganar... Uma aventura no tempo dos Descobrimentos". Quatro momentos de aprendizagem para crianças do pré-escolar ao 4º ano do 1º ciclo do ensino básico.
Este é, contudo, um programa com "atividades para todas as faixas etárias e todos os gostos", garante Cláudia Luís, dando conta da possibilidade de se realizar um jantar romântico no Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, em pleno 14 de fevereiro, Dia dos Namorados. O escritor Richard Zimler estará em Alenquer para apresentar o livro "Aldeia das Almas Desaparecidas" e poderá descobrir entrar n'"A Casa de Damião de Góis em Alenquer", uma conferência encabeçada por Filipe Rogeiro, que se dedicou a esta descoberta ao longo de 20 anos.
O programa completo pode ser visto neste link.
Comentários