O arranque oficial acontece na noite de 30 de novembro, véspera de feriado. Pelas 22h30, o espetáculo piromusical vai servir de antecâmara à habitual iluminação do Presépio Monumental, imagem de marca do concelho além-fronteiras.
Estão prometidos doze minutos de luz, cor e música, e uma parada com as mascotes do Natal alenquerense, que fará as delícias dos mais pequenos.
Marcelo Rebelo de Sousa é o convidado especial da cerimónia deste ano, que promete atrair novamente milhares às ruas da vila.
“Contar com uma presença tão ilustre é, para nós, um motivo de enorme orgulho e satisfação, porque reconhece e promove o Natal de Alenquer, que é único e o mais autêntico do país”, começa por referir Rui Costa, vereador com o pelouro da cultura.
Para o município, trata-se de uma oportunidade para afirmar o Natal de Alenquer como referência para todo o país, aproveitando as características históricas e culturais do concelho, cuja tradição natalícia tem sido capaz de atravessar gerações.
“O nosso Natal é de elevada promoção territorial, articulando as celebrações natalícias com outras temáticas relevantes no concelho, como o vinho, a gastronomia, a história ou a cultura. Além de consolidar a identidade de Alenquer, promove a igualdade de oportunidades, levando a magia do Natal a todas as crianças do concelho, e responde à procura do público, com um espaço de beleza cenográfica, seguro e com áreas cobertas, que dá aos visitantes o conforto necessário para um dia inesquecível. É também um desafio, porque traz ao nosso território muitos visitantes, sobretudo ao centro da vila, onde temos vários espaços, instalações e animações natalícias, uma profunda interação com o nosso tecido económico local e o nosso belo Presépio Monumental”, acrescenta o vereador.
Graças à sua disposição em encosta, Alenquer conquistou o epíteto de “Presépio de Portugal”. Desde 1968, a colina da vila acolhe também o Presépio Monumental, erguido em homenagem às vítimas das cheias do ano anterior.
Composto pelas figuras bíblicas dos Anjos, do Deus Menino, da Virgem, de São José e dos Reis Magos, o presépio alenquerense foi notabilizado pela beleza e imponência, visível a todos os que faziam a travessia pela EN1 durante a época natalícia.
Com organização do município de Alenquer, o ciclo natalício deste ano tem uma vasta programação, com propostas para todos e a preços acessíveis.
O principal destaque deste ano é o regresso do parque temático de Natal, aberto entre 1 e 30 de dezembro, que será o maior em área coberta do país, garantindo todas as condições de conforto e segurança aos visitantes, mesmo em dias frios ou chuvosos.
O espírito vai sentir-se um pouco por toda a vila, com mercado de Natal, diversões, exposições, iniciativas nos museus ou mesmo visitas guiadas ao Presépio Monumental, onde é possível ver de perto as suas figuras, algumas delas com quase sete metros de altura.
Embora o ciclo temático termine a 30 de dezembro, a quadra natalícia em Alenquer estende-se um pouco mais. Na madrugada de 5 para 6 de janeiro, os alenquerenses cumprem a tradição secular do Pintar e Cantar dos Reis, que é Património Cultural Imaterial Nacional.
Sugestões são muitas e o cenário não podia ser melhor, numa vila envolta em beleza, história e tradição, a apenas trinta minutos de Lisboa.
Comentários