
A Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (Visit Dubai), em parceria com a Beautiful Destinations, lançou a Beautiful Destinations Academy, Powered by Dubai – uma iniciativa pioneira de desenvolvimento profissional que visa estabelecer novos padrões globais na criação de conteúdos de viagem e responder à crescente procura por talento qualificado em marketing no turismo.
Para Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (Visit Dubai), “o lançamento deste programa inovador com a Beautiful Destinations é um testemunho do nosso compromisso com a criatividade, a inovação e a excelência no sector do turismo. Ao proporcionar um espaço dedicado aos criadores de conteúdos, queremos reforçar o apelo global do Dubai e consolidar ainda mais a nossa posição como a melhor cidade para visitar, viver e trabalhar”.
“Esta iniciativa está perfeitamente alinhada com os objetivos da Agenda Económica de Dubai, D33, e com a nossa visão de posicionar o Dubai como uma cidade global de referência para negócios e lazer. Com uma oferta diversificada de experiências, o Dubai oferece uma plataforma inigualável para a criação de conteúdos criativos e envolventes, e estamos entusiasmados por colaborar com a Beautiful Destinations e criadores de conteúdos de todo o mundo para amplificar as suas histórias a nível global”, acrescenta.
Já Jeremy Jauncey, CEO e fundador da Beautiful Destinations, afirma que “o Dubai é um verdadeiro líder em inovação no marketing turístico – um parceiro com uma visão alinhada à nossa, focada no futuro. O setor das viagens está a passar por uma mudança fundamental na forma como os destinos atraem visitantes. Estudos recentes mostram que 76% das decisões de viagem são agora influenciadas por conteúdos nas redes sociais, mas apenas 24% das marcas de turismo e hotelaria têm equipas internas capazes de criar conteúdos com o nível de qualidade necessário para gerar envolvimento. A Beautiful Destinations Academy, Powered by Dubai, responde diretamente a esta lacuna ao formar uma nova geração de talento especializado.”
Dar resposta à transformação digital do turismo
Com os conteúdos digitais a assumirem um papel central nas decisões de viagem, a Beautiful Destinations Academy responde à forte procura por competências especializadas, essenciais para criar conteúdos impactantes e adaptados às várias plataformas, capazes de influenciar os viajantes de hoje.
A parceria reforça a posição do Dubai como centro global da crescente economia dos criadores de conteúdos, que, segundo a Goldman Sachs, poderá atingir 500 mil milhões de dólares até 2027, e está em linha com a Agenda Económica de Dubai, D33, que visa consolidar o estatuto da cidade como o melhor destino do mundo para visitar, viver e trabalhar.
Estabelecer novos padrões de excelência para criadores digitais
A Beautiful Destinations Academy, no Dubai, pretende definir um novo referencial global de qualidade na criação de conteúdos de viagem. Ao introduzir padrões formais para criadores digitais que atuam no sector do turismo, esta iniciativa vem trazer estrutura, credibilidade e responsabilidade a uma área até agora predominantemente informal.
O programa foi concebido para desenvolver tanto competências criativas como comerciais, combinando domínio técnico com princípios de marketing. Os módulos principais incluem:
● Criação de conteúdos audiovisuais para múltiplas plataformas
● Cinematografia, tipos de planos e movimentos, incluindo sequências e transições
● Todas as fases da pós-produção: edição, correção de cor, narrativa, música e design de som
● Tecnologias emergentes e efeitos visuais, incluindo conteúdos assistidos por IA e CGI
● Compreensão estratégica dos objetivos de marketing e envolvimento dos públicos
● Conhecimento do setor do turismo e princípios de marketing de destinos
● Ética profissional e literacia empresarial
Os estudantes receberão mentoria prática de especialistas criativos e profissionais de referência na área das viagens, incluindo Jeremy Jauncey, fundador e CEO da Beautiful Destinations. Após a conclusão, os participantes receberão um certificado de participação atribuído pelo Dubai College of Tourism, uma instituição dedicada à formação de talentos nas áreas do turismo, hotelaria, artes culinárias e eventos.
A Academy representa uma inovação significativa no modelo de negócio do marketing turístico, ajudando a preparar o setor para o futuro ao criar uma comunidade de talento digital altamente qualificado e especializado. Proporciona às marcas de destinos e hotelaria acesso a uma rede selecionada de criadores certificados, ao mesmo tempo que constrói um pipeline sustentável e escalável de profissionais com as competências digitais necessárias para responder às exigências em constante evolução do setor.
Um dos objetivos centrais do programa é fomentar talento diversificado de todos os mercados, garantindo que o marketing turístico reflita uma maior diversidade de perspetivas e abordagens estéticas. “Estamos, essencialmente, a criar uma nova categoria profissional dentro do ecossistema do turismo,” sublinha Jauncey. “A reação à Academia Beautiful Destinations tem sido incrível. O número e a qualidade das candidaturas ultrapassaram todas as nossas expectativas, uma vez que se candidataram pessoas de todo o mundo e de todos os quadrantes da vida. Por isso, decidimos alargar o prazo de candidaturas até às 23:59 BST de 8 de maio de 2025 e abrir o acesso antecipado para a segunda admissão a partir de setembro.”
Comentários