Júlio César foi um dos líderes mais importante de Roma, tendo inspirado centenas de histórias e proferido frases tão marcantes que ainda hoje, mais de dois mil anos passados, se repetem.

Quem nunca ouviu a expressão "veni, vidi, vici", que traduzida do latim para português significa "vim, vi, venci"?

Grande general e político romano, foi autor de grandes conquistas e teve um papel preponderante na criação do Império Romano.

A sua ambição desmedida ditou o seu fim, tendo sido apunhalado 23 vezes por vários membros do Senado, numa conspiração liderada por Marcus Julius Brutus, seu filho adotivo, entre outros.

Apesar da sua relevância na História de Roma e do seu trágico fim, o local onde foi assassinado ficou praticamente esquecido, apesar da sua localização no coração da capital italiana.

A área arqueológica do Largo di Torre Argentina, começou a ser escavada na década de 20, tendo sido encontradas ruínas de quatro templos e da Curia di Pompeo, o lugar onde se reunia o senado romano e, em 44 a.C, palco do assassinato de Júlio César.

Atualmente estas ruínas só podem ser observadas à distância, mas brevemente, graças à marca italiana de luxo Bulgari, o histórico monumento será restaurado e abrirá finalmente ao público no segundo semestre de 2021, segundo anunciou Virginia Raggi, a presidente da Câmara de Roma.

A quantia destinada a esta restauração, cerca de 985.000 euros, provém de fundos não utilizados na restauração de outro famoso monumento romano, a escadaria da Praça de Espanha, recentemente patrocinado pela mesma marca.

De relembrar que, há bem pouco tempo, a marca italiana Fendi financiou a restauração da Fontana di Trevi e a marca Tod's patrocina a renovação do Coliseu de Roma.

É caso para dizer que se está a tornar tendência o financiamento das obras de restauração do património de Roma por grandes marcas de moda.

Nós, na qualidade de turistas, só podemos agradecer e esperar ansiosamente pelo final de 2021 para poder visitar este local carregado de História.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.