A construção permite ligar, graças a ilhas artificiais e a gigantescas estruturas rodoviárias, a ilha de Lantau, em Hong Kong, à antiga colónia portuguesa de Macau, a oeste, e à cidade de Zhuhai, na província de Guangdong.
Percorra a galeria de fotos e conheça esta enorme obra de engenharia.
A ponte será aberta ao tráfego oficialmente esta quarta-feira, um dia após a inauguração.
"Declaro oficialmente inaugurada a ponte Hong Kong-Zhuhai-Macao", disse o presidente chinês Xi Jinping numa breve declaração durante a cerimónia na cidade de Zhuhai.
A obra faraónica, que começou em 2009, foi marcada por numerosos atrasos, casos de corrupção e mortes de operários. Para as autoridades, a ponte promoverá os intercâmbios comerciais, unindo de forma espetacular as duas margens do estreito.
A nova estrutura faz parte do projeto do governo chinês conhecido como a "Grande Baía" (Greater Bay Area), que prevê a integração das duas "regiões administrativas especiais" de Hong Kong e Macau numa enorme urbe de 75 milhões de habitantes, que incluirá ainda nove cidades da província de Cantão, a mais dinâmica da China, entre elas sua capital homónima e Shenzhen.
Em Hong Kong, os opositores ao projeto consideram que é mais uma tentativa de Pequim para aumentar a influência nesta antiga colónia britânica.
Outro elemento-chave deste projeto é a nova linha de comboio de alta velocidade entre Cantão e Hong Kong, inaugurada em setembro passado.
Fonte: AFP
Comentários