Pelo caminho ficaram os menus de almoço e os grandes combinados de sushi e sashimi e a carta fixa foi reduzida. O foco do restaurante passa, neste momento, por proporcionar experiências mais intimistas, assentes na criação de uma relação de proximidade e confiança entre o cliente e o sushiman e na oferta de sugestões feitas à medida.

Neste contexto, a grande novidade são as “propostas fora da carta”, um desafio que o próprio restaurante criou para estimular a criatividade da sua equipa do sushi bar e no qual os clientes são também convidados a participar. “A ideia é que as pessoas dêem carta branca ao sushiman para ele poder apresentar propostas personalizadas, preparadas na hora, de acordo com os ingredientes disponíveis nesse dia”, explica Gaspar Silva, acionista e diretor operacional do IKEDA. “Pretendemos, desta forma, que o cliente possa também colocar à prova a capacidade criativa dos nossos sushimen”, acrescenta.

Através destas “propostas fora da carta”, as pessoas poderão, todas as semanas, ser surpreendidas com sugestões diferentes, tendo a oportunidade de explorar alguns dos sabores premium que o mar oferece, como o lagostim, o lavagante, o ouriço, a ostra ou a amêijoa, entre outros.

Pensado sobretudo para os apreciadores que gostam de arriscar e de experimentar combinações mais originais, este novo conceito procura, assim, incentivar a criação de um diálogo entre o cliente e o sushiman.

Para promover esta relação de maior proximidade, o IKEDA reduziu o número de lugares disponíveis (agora são apenas 32) e passa a funcionar exclusivamente num único piso, o espaço térreo que recria a atmosfera das tradicionais tabernas japonesas.

“A nossa inspiração foram os restaurantes no Japão onde se pratica o chamado omakase, uma expressão que significa algo como deixo a escolha por sua conta. Nestes espaços, o cliente deposita a sua total confiança no sushiman, dando-lhe liberdade para selecionar e servir especialidades sazonais e esperando ser surpreendido”, revela Gaspar Silva. “Há, da parte da nossa equipa, um interesse genuíno em procurar conhecer e atender os gostos específicos de cada cliente e queremos valorizar esta relação personalizada como parte integrante de uma experiência ainda mais autêntica”.

Perante este novo conceito e a consequente redução de lugares, a necessidade de reserva é fortemente aconselhada. O longo balcão do IKEDA surge com um destaque renovado, ganhando o estatuto de local mais cobiçado do restaurante.

Também os horários sofreram algumas alterações: o IKEDA passa a encerrar ao domingo e à segunda-feira; ao fim de semana, os jantares dão lugar a dois turnos.