Ver no sushi apenas um prato de peixe cru e arroz que se come com pauzinhos é, na opinião do IKEDA Japanese Cuisine, uma visão redutora. Para combater essa ideia, e a propósito do Dia Internacional do Sushi, este restaurante portuense apresenta um conjunto de sugestões pensadas para diferentes perfis de clientes, incluindo até aqueles que não comem peixe.

Veja se se identifica com alguns dos perfis para descobrir o sushi perfeito para si, segundo o IKEDA:

Ainda não domino a arte de comer com pauzinhos

Comer sushi vai muito para além de saber manusear os pauzinhos (conhecidos como “hashi”). A etiqueta japonesa diz-nos,inclusivamente, que o sushi pode ser comido à mão. Assim, para quem ainda não está habituado aos costumes japoneses, pegar no sushi com os dedos é a opção mais simples. Pelo seu formato comprido e retangular, os nigiri são a peça de sushi mais fácil para se comer à mão.

Se for ao IKEDA, tem os Nigiri Moriawase, uma seleção de 6 peças, à escolha do chef, que permitem descobrir diferentes combinações de peixes ou moluscos sobre uma base de arroz. Basta pegar neles com os dedos e mergulhar devagar o peixe dentro de uma quantidade reduzida de molho de soja.

Nunca comeu sushi?

Para aqueles que ainda olham o peixe cru com alguma desconfiança, o IKEDA sugere começar com uma peça mais consensual: o Soft Shell Crab.

Com apenas uma pequena porção de salmão combinada com uma tempura de caranguejo de casca mole, este enrolado é um bom cartão de visita para dar a conhecer o universo de sabores que o sushi permite explorar. A peça inclui ainda maionese picante, alho francês, sementes de sésamo e ovas tobiko.

Gosta de cominações surpreendentes?

Pela sua forma e pela combinação de ingredientes, o Mini Tártaro Especial não deixa ninguém indiferente. Trata-se de um temaki desconstruído em chip de alga e composto por um tártaro de atum, vieiras, gema de ovo de codorniz e ovas. Uma escolha capaz de surpreender todo o tipo de paladares.

Prefere os sabores tradicionais?

Para os amantes dos clássicos, a sugestão passa pelo Sushi Sozay, uma seleção de 13 peças que inclui alguns dos mais populares tipos de sushi, no que diz respeito aos recheios usados e à sua forma de preparação.

Costuma comer com os olhos?

Os Gunkan Freestyle do IKEDA, que obedecem à inspiração do chef, são daquelas peças que até dá pena comer. A junção de cores e sabores resulta em verdadeiras obras de arte, agradáveis não só à vista, como também aos palatos mais exigentes.

Não come peixe?

O Nigiri de Wagyu com Foie Gras é o argumento ideal para convencer aquele amigo que não alinha em ir comer sushi por não apreciar os sabores do mar. Feitas a partir da popular carne japonesa, macia e muito saborosa, estas peças são reconfortantes e perfeitas para alcançar uma reconciliação de gostos à mesa.

O IKEDA