Provas de três vinhos e visitas guiadas gratuitas pelas quintas e herdades podem ser usufruídas pelos amantes do mundo enófilo, e não só, pelas 11h00, ou pelas 15h00. A oportunidade permite conhecer uma série de atividades, roteiros e experiências que estas quatro localizações proporcionam aos visitantes

A Quinta da Pacheca, em Lamego, pleno Alto Douro Vinhateiro, é a maior referência enoturística da região e carrega em cada recanto da propriedade um pouco da história da mais antiga região demarcada do mundo. Tem um complexo enoturístico com uma oferta diferenciadora e perfeitamente integrado na monumental paisagem do Douro.

No Dão mora a Caminhos Cruzados, irreverente produtor beirão, que mostra o seu caráter arrojado em todos os pormenores. Esse é mesmo o maior impacto ao chegar à Quinta da Teixuga, onde o registo arquitetónico da monumental adega, com uma cobertura em «X» remete, precisamente, para caminhos cruzados.

No concelho do Crato mora um paraíso escondido: a Herdade da Rocha. Uma visita guiada pela adega «forrada» a grafites e obras de arte, um passeio pela tapada cinegética, um descanso no retiro de paz a usufruir de uma paisagem até onde a vista alcança e boa gastronomia convidam a uma visita com o vinho como mote, mas onde é possível fazer muito mais coisas.

A Ribafreixo Wines situa-se na Herdade do Moinho Branco, na Vidigueira. Tem um restaurante onde é servida a típica comida alentejana e uma adega modernamente equipada e funcional, digna de uma visita.