A iniciativa gastronómica conta com a colaboração do Chef Vítor Sobral que apresenta a sua receita do “Bacalhau à Monção”, onde propõe um novo conceito de confecionar aquele prato tradicional, utilizando produtos típicos da região. O objetivo é fazer do “Bacalhau à Monção” uma referência da culinária local.

No âmbito desta iniciativa, o Chef Vítor Sobral promoveu um showcooking para o público e uma ação de formação da sua receita à restauração monçanense. Na apresentação do evento, realizada no Palácio da Brejoeira, teve lugar a degustação do prato, sendo possível apurar a qualidade dos produtos e o caráter inovador da nova receita.

O autarca de Monção, António Barbosa, considera o “Bacalhau de Monção” como “um ingrediente valioso e delicioso da cozinha monçanense” que “apresenta um enorme potencial de atração junto dos amantes da boa mesa”, tendo como ponto de partida “o conceito renovador, sem perder a origem, proposto pelo Chef Vítor Sobral”.

Sabendo que o bacalhau é um prato muito apreciado pelos portugueses e galegos, António Barbosa convida todos a visitarem Monção durante a “Semana do Bacalhau à Monção”, provando este prato num dos restaurantes participantes. “Em família ou com os amigos, será uma jornada bem passada”, assegura.

Aqui pode consultar os restaurantes que participam na iniciativa.

E, depois de provar o “fiel amigo”, nada melhor que dar um passeio descontraído pelo centro histórico de Monção ou pelos inspiradores e relaxantes lugares de montanha, parecidos a imensos e belos jardins recortados pelo serpentear tranquilo dos rios Mouro e Gadanha, efluentes do “Pai” Minho.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.