"Teremos este ano algumas novidades, como a pista de gelo, que poderá ser desfrutada por todos, mas a grande atração continuará a ser o nosso Pai Natal residente, que é a alma desta festa da família", refere o presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado.

Carlos Rocha, ator, professor de animação e expressão, fundador do grupo de teatro para a infância - Arlequim e do Museu do Brincar, que adotou como nome artístico o apelido de infância, Jackas, volta a ser o grande animador do Natal(i)a Terra do Pai Natal.

A sua chegada ao recinto, marcada para as 21:00 do dia 14, um sábado, marca o arranque oficial do evento, que se realiza no espaço habitual, junto ao palacete Valdemouro, no centro de Vagos.

As iluminações de Natal mais bonitas de todo o país
As iluminações de Natal mais bonitas de todo o país
Ver artigo

O ator, que desde muito novo se interessou pelas tradições associadas ao Natal, é o único português certificado pelo Conselho de Paz de S. Nicolau (com sede em Antalya, Turquia, terra de origem do santo que inspirou a criação da figura do Pai Natal) e pela norte-americana Irmandade Internacional dos Verdadeiros Pais Natal de Barbas.

Com 1,90 m de altura, peso a rondar os 125 quilos e umas barbas brancas que cultiva há mais de uma década, Jackas leva a sério o personagem de ficção, mantendo durante todo o ano aquilo que chama o "espírito natalício", sendo ainda fundador da Fundação Pai Natal, que pretende certificar candidatos que respeitem as normas da profissão.

Jackas sonha em criar uma escola de pais natais junto ao museu do Brincar, no palacete Valdemouro, que em 2020 vai beneficiar de obras de requalificação orçamentadas em três milhões de euros.

A edição deste ano do evento contará com um comboio, um carrossel, uma pista de gelo, "um presépio bem português, igualzinho aos que antigamente se faziam junto à Árvore de Natal", e espetáculos musicais diários, nomeadamente com a Band&nha e os Malatitsh, grupos destinados ao público infantil.

"As crianças poderão, também, fazer biscoitos, postais de natal, pinturas faciais, tirar fotografias com o Pai Natal e muito... muito mais", refere a organização, destacando que o evento volta a ser de entrada livre, depois de no ano passado terem sido cobradas entradas.

Imagem: Santa Jackas

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.