Em pleno centro histórico de Melgaço encontramos a já emblemática Adega Regional Sabino, um local de paragem obrigatória para saborear o melhor que região tem para oferecer. Adega Regional Sabino foi fundada como tasca no início dos anos 40, na década de 70 passou a casa de Pasto, e foi remodelada nos anos 90, tendo aberto como Adega Sabino em 1993. Continua a servir e a trabalhar em prol da gastronomia tradicional do Alto Minho e a acompanhar os melhores pratos da região com bom vinho e boas conversas.

Após nos sentarmos na esplanada, somos recebidos pelo proprietário Augusto Castro, mais conhecido como o "Sabino", que nos recomenda um vinho Alvarinho - Torre de Menagem - para acompanhar os bons queijos e presunto servidos. Sabino - que é um especialista em Vinho Alvarinho - acompanha-nos durante o jantar e, entre brindes, é-nos apresentada a região.

Numa noite quente de verão e menos de 48 horas após a fronteira com Espanha ter aberto, a esplanada enche-se (dentro dos limites aconselhados) de visitantes espanhóis que atravessaram o rio Minho para saborear a gastronomia e os vinhos portugueses, após vários meses "fechados" no seu país. "Era isto que fazia falta à região, esta animação, o turismo é bonito e dá vida a Melgaço", conta-nos Sabino enquanto sorri para o animado grupo que já começa a perder a conta às garrafas.

As opções para jantar são várias e com sabores tradicionais portugueses. Entre o cabrito assado no forno ou o naco de vitela, acabamos por optar por um incrível bacalhau com broa, confecionado na perfeição e muito bem acompanhado por um QM Vinhas Velhas.

As horas passam a voar entre boas conversas e muitas gargalhadas com o proprietário que além de aconselhar os melhores vinhos da região também anima clientes com a sua simpatia e boa disposição. Fica a promessa de um regresso, quem sabe, na próxima edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro, que este ano foi cancelada, mas que haverá de se realizar entre 30 de abril e 2 de maio de 2021.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.