A meio caminho entre Alcácer do Sal e Tróia, no Sul de Portugal, está o restaurante A Escola. É um restaurante original, com comida deliciosa e o nome ou a aparência não enganam: este lugar já foi uma escola primária.

Ao entrar fiquei logo com aquela sensação de aconchego que só os lugares especiais conseguem transmitir. Existem duas salas, não muito grandes. A primeira seria a antiga sala de aula e a segunda pareceu-me que seria o alpendre, típico da arquitectura das antigas escolas primárias portuguesas.

Nas paredes do restaurante A Escola existem alguns detalhes (um grande quadro preto, fotografias e mapas antigos) que remetem precisamente para a época áurea do edifício. Mas foi o serviço que me cativou de imediato.

Restaurante A Escola
créditos: Viajar em Família

Assim que passámos a porta de entrada, encontrámos várias pessoas de pé, à espera (mas sorridentes). Passava pouco da 1h da tarde, de um sábado, e nós não tínhamos feito reserva. Erro que pagámos com mais de uma hora à espera de mesa, claro!

Confesso que normalmente quando o tempo de espera é este, nem sempre decidimos ficar. Mas aqui sentimos-nos logo tão bem-vindos que a decisão foi fácil de tomar. A calorosa funcionária do restaurante A Escola escreveu o meu primeiro nome numa lista: era o 11º!

E já que o ambiente era tão informal, decidi perder a vergonha e perguntei se era possível trazer um cesto de pão e um queijo seco para entreter os miúdos (e todos os estômagos já famintos) enquanto aguardávamos ali mesmo na entrada, sentados numa pequena e antiga mesa de sala de aula.

Restaurante A Escola
créditos: Viajar em Família

O pedido foi imediatamente aceite e assim, desta forma descontraída, o tempo até parece que passou mais rápido, entre uma animada conversa, um jogo divertido e uma garfada numa fatia de maravilhoso queijo.

Depois já sentados, a boa surpresa foi quando reconhecemos alguns cheiros e sabores que nos remetem para pratos mais tradicionais e de confecção caseira. Porque é isso mesmo que transparece nos pratos servidos no restaurante A Escola. Ingredientes e temperos a fazer lembrar as casas das nossas avós.

Com grande respeito pela rica e diversificada região em que está inserido, há ofertas tanto do mar como da terra e os produtos de caça também têm destaque.

Não há menus infantis, mas acredito que criança nenhuma fica ali com fome! Nós pedimos coelho, frango, borrego e para sobremesa doces conventuais feitos de muitos ovos e figos (de que só me ficou o sabor e não o nome). Tudo maravilhoso, só ficou mesmo a faltar provar a gigante e famosa empada (boa desculpa para voltar…).

Restaurante A Escola
créditos: Viajar em Família

Depois, mesmo a terminar (e para os adultos), veio a oferta de um licor de bolota acompanhado com pequenas fatias de batata doce fritas com açúcar.

Acredito que nos dias mais solarengos, o restaurante a Escola seja bastante agradável pois tem uma esplanada, um campo de futebol e uma área com baloiços que não pudemos aproveitar pois estava a chuviscar no dia que lá estivemos. O regresso ficou prometido logo ali.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.