A iniciativa reúne 19 restaurantes diferentes que apresentam propostas de entradas, pratos principais, sobremesas e cocktails, em que o mais célebre produto da região ganha protagonismo.
A Lourinhã é uma das únicas três regiões demarcadas da Europa apenas para a produção de aguardentes vínicas, além de Armagnac e Cognac –, produzindo aquela que é considerada uma das três melhores aguardentes do mundo. A distinção DOC (Denominação de Origem Controlada) é atribuída pela Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa às aguardentes que cumpram e apliquem o regulamento que estabelece as condições dos solos, as características de cultivo e de tecnologias de vinificação, conservação e destilação, envelhecimento e engarrafamento.
À semelhança dos anos anteriores, a Quinzena volta a dar destaque à Aguardente DOC Lourinhã, com um conjunto de sugestões gastronómicas – e, pela primeira vez, também de cocktails. Sob o tema “Edição Restaurantes e Bares”, 19 estabelecimentos no concelho e na região demarcada da Lourinhã aceitaram o desafio de criar sabores diferentes, no prato e no copo, com a aclamada bebida. Ao todo, são 46 entradas, pratos principais e sobremesas, e 6 cocktails a descobrir.
Conheça alguns dos pratos a degustar neste evento.
Nesta 10ª Quinzena Gastronómica, como sempre, a experiência à volta da Aguardente DOC Lourinhã começa nas entradas: para abrir o apetite, os estabelecimentos aderentes apresentam propostas que vão dos sabores regionais reinventados, como o choco frito com molho de iogurte ou o Camarão com migas à Bulhão Pato, às sugestões internacionais, como o Foie Gras servido sobre pão brioche e frutos vermelhos ou as Asas de frango com molho Teriyaki – todas elas confecionadas com a Aguardente da região.
Nos pratos principais as sugestões são também muito amplas, do peixe à carne, gastronomia portuguesa e internacional, sempre marcada pelo sabor característico da bebida. É possível provar uma Telha de Polvo ou umas Gambas à Guilho, Costeletas de borrego ou um Bitoque à portuguesa, Linguini al nero com gamberini flambeado ou Calzoni com cebola caramelizada, abóbora e presunto.
Para finalizar a refeição, as sobremesas servidas durante a Quinzena trabalham ainda o sabor da Aguardente DOC Lourinhã noutra dimensão. Em sugestões como o Cheesecake de caramelo salgado com amêndoa, o Pudim de coco e nozes, a Delícia de nata com crocante de bolacha ou o Brownie com gelado de natas, está o mesmo espírito – desta vez adocicado – da reputada bebida espirituosa.
Para acompanhar a amplitude de sabores a provar na 10ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, os cocktails, novidade em 2021, permitirão pensar e saborear a bebida de um novo modo. Propostas como o Lourinhã Sour, a Sangria de maracujá ou o Gin Noiva do Mar, em que a Aguardente é parte indispensável, são convites à descoberta de outras possibilidades.
A 10ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã contará com a participação dos seguintes restaurantes: Alma Nova (Lourinhã), Areal Beach Bar by Chakall (Praia do Areal Sul), Barracão do Petisco (Marquiteira), Carlos dos Leitões (Nadrupe), Castelo (Lourinhã), Chico Neto (Praia de Porto Dinheiro), Mar do Norte (Praia de Porto Dinheiro), Novo Parque (Parque Natural de Fonte Lima), O Passarinho (Moita dos Ferreiros), O Zambujo (Zambujeira), Os Severianos (Casal Novo da Amieira), Paraíso do Foz (Alto Foz), Páteo Ibérico (Lourinhã), Pizzaria da Praia (Praia da Areia Branca), Pizza & Companhia (Praia de Porto Dinheiro), Solmar & Terrace (Praia da Areia Branca), Terra à Terra (Lourinhã), Vestigium (Reguengo Pequeno) e Vista Mar by Noiva do Mar (Atalaia).
Sobre a Região Demarcada de Aguardente DOC Lourinhã
A Região Demarcada de Aguardente Vínica de Qualidade com Denominação de Origem Controlada “Lourinhã” comemora 29 anos em 2021 e é composta por cinco municípios (Lourinhã, Bombarral, Óbidos, Peniche e Torres Vedras). A Região, única em Portugal para a produção exclusiva de aguardentes vínicas, é uma das três regiões demarcadas da Europa.
Comentários