O Fama d’ Alfama fica mesmo na entrada do antigo bairro judaico lisboeta, quase em frente ao Museu do Fado e ao Chafariz d’El-Rei, o espaço não é muito grande mas é acolhedor e convidativo. Da decoração fazem parte móveis e objetos antigos, nomeadamente de estilo Art Déco, um antigo cadeiral de cinema (que João Cardim – o proprietário comprou numa feira de antiguidades nas Caldas da Rainha), gravuras e desenhos de vários autores portugueses como Almada Negreiros, Amadeo de Souza-Cardoso ou Stuart Carvalhais, até um busto da República marca presença.

À frente da cozinha está o Chefe caboverdiano Noël, um profissional com 35 anos de experiência, que junta numa mesma carta os sabores da cozinha tradicional e da diáspora portuguesa. Dos vários pratos, destaque para o Bacalhau à Brás, Bacalhau à Lagareiro, Arroz de Polvo, Polvo à Lagareiro, Bochechas de Porco, Novilho dos Açores, Cabrito à PadeiroCaril típico da Índia, Picanha do Brasil e Cachupa tradicional de Cabo Verde, isto tudo é claro sem esquecer os petiscos entre os quais sugerimos a Salada da Casa com feijão frade e sardinhas ou a Salada de Mexilhão, os queijos e enchidos. E nas sobremesas o destaque vai para o Morgado do Bussaco, Fondant com Gelado ou Gelado de Frutas com Vodka.

Para acompanhar os “comes” há uma variada carta de “bebes”, desde cocktails a cervejas, sangria ou vinhos nacionais (que fazem parte do portfólio da distribuidora Sogrape).

A programação cultural e musical vai de quarta a sábado e começa sempre pelas 23h00. A noite de quarta-feira é dedicada ao humor com stand-up comedy, com o Laboratório da Comédia da Bang Produções; já o fado – “rei” da casa e do bairro pode ser ouvido à quinta feira pelas vozes de Maria Mirra e Ana Marisa (entre outros convidados) acompanhadas por guitarristas e violas conhecidos e de valor comprovado como Ângelo Freire e Pedro Soares.

A sexta feira é noite de outros ritmos, sejam eles os blues ou até quem sabe mornas, e ao sábado é serão de cinepop, com a projeção de filmes icónicos dos anos 70, 80 e 90. Haverá ainda uma vez por mês sessões cinepop gourmet, em que serão exibidos filmes icónicos das décadas de 50 a 90 e que servirão de inspiração para a realização de jantares temáticos.

O ambiente é agradável e o pessoal muito simpático e prestável, os preços também não são muito altos, havendo um menu com prato, bebida e café ao jantar a 9 euros, as tábuas de queijos e enchidos vão desde os 9,80 euros,  e os pratos podem variar entre os 9,50 euros e os 12,50 euros. O espaço tem capacidade para receber 50 pessoas sentadas e 15 em plateia.

O Fama d’ Alfama fica Rua do Terreiro do Trigo, nº 80 e funciona de segunda a sábado, das 10h00 às 00h00 (hora de fecho das portas).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.