Tem por base a batata e um recheio que pode ser de frango, atum, guacamole, ou qualquer outro que o cozinheiro decida experimentar. É óptimo para aproveitar sobras de carne ou peixe.

É servido como entrada nos principais restaurantes locais e o seu nome vem da palavra quechua "kausai" que significa sustento e alimento, ou "o que alimenta", porque assim era conhecida a batata pelos Incas.

Fica a receita em baixo se quiserem experimentar.

INGREDIENTES

Receita para 8 pessoas

1,5 kg batatas

½ chávena de azeite

Sumo de 3 ou 4 limões

Pimenta vermelha a gosto

Sal a gosto

1 Peito de frango cozido desfiado ou atum

½ chávena de maionese

Decoração

4 ovos cozidos, cortados

Azeitonas sem caroço

Salsa picada

Tomate cortado em pequenos pedaços

PREPARAÇÃO

Ferva as batatas com sal e metade de uma fatia de limão. Depois de cozidas, escorra as batatas e reduza-as a puré usando uma garfo (ou um esmagador de batatas).

Deixe esfriar e depois adicione o sal, o sumo de limão, o azeite e a pimenta. Misture todos os ingredientes provando o sabor, se notar que a massa está muito seca, acrescente mais azeite. A ideia é obter uma massa maleável que não se desfaça quando se trabalha.

Prepare o recheio, misturando o frango desfiado ou o atum com a maionese.

Em pequenas formas de pastelaria, em forma de anel, coloque uma camada da massa de batata, depois uma camada de recheio de frango ou atum e depois outra camada de batata.

Retire o anel com cuidado e decore os bolinhos com os ovos cozidos, azeitonas, tomate e salsa.

Pode variar o recheio e fazer alguns dos bolinhos com guacamole (misture 3 abacates maduros, ½ cebola roxa, 2 colheres de coentros picados, 4 tomate cherry, azeite, sal e pimenta, 1 lima, 1 malagueta). Ou qualquer outro recheio que preferir.

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World