Ponto de partida: Porto

Começamos o nosso roteiro pela segunda cidade do país, Porto, que recebeu o prémio de Melhor Destino de Cidade.

A cidade Invicta é muito mais do que a Ribeira e as francesinhas. Há muito para explorar numa urbe cheia de personalidade e vida.

Porto, Portugal
Porto, Portugal Porto créditos: LUSA

Aqui encontra 34 motivos para visitar a cidade em qualquer altura do ano.

Onde ficar?

Pode optar por ficar hospedado num hotel que recebeu o prémio de Melhor Hotel de Cidade de Portugal, o Hilton Porto Gaia. Também existem mais opções de hotéis premiados a nível nacional: Sheraton Porto Hotel & Spa (Melhor Hotel para Conferências) e Boeira Garden Hotel Porto Gaia, Curio Collection by Hilton (Melhor Hotel Design).

Segunda paragem: Braga

Se gosta de conhecer hotéis que marcam pela diferença, pode fazer um desvio no roteiro até Braga para ficar uma noite naquele que foi considerado o hotel mais marcante da Europa nos World Travel Awards. O Vila Galé Collection Braga nasceu num edifício que já foi um hospital com mais de 500 anos de história.

Este hotel em Braga foi considerado o mais marcante da Europa nos 'Óscares do Turismo'
Este hotel em Braga foi considerado o mais marcante da Europa nos 'Óscares do Turismo' créditos: DR

Já que está em Braga pode aproveitar para conhecer a cidade que também já arrecadou muitos prémios de turismo. Veja aqui sugestões.

Terceira paragem: Passadiços do Paiva

Está na altura de sair do ambiente citadino para mergulhar na atração que recebeu dois prémios de peso: Melhor Atração Turística e Melhor Atração de Turismo de Aventura. Os Passadiços do Paiva, em Arouca, continuam nas bocas do mundo.

A beleza do outono nos Passadiços do Paiva
A beleza do outono nos Passadiços do Paiva A beleza do outono nos Passadiços do Paiva créditos: Kat Piwecka

Se ainda não percorreu este percurso de 8km na margem esquerda do Rio Paiva, encontra aqui as dicas para o fazer. E deixamos outra dica: o outono é uma boa altura para descobrir esta atração imperdível.

Quarta paragem: Lisboa

Saímos do Norte rumo à capital, Lisboa que recebeu vários prémios na edição de 2022 dos Óscares do Turismo: Melhor Destino Metropolitano à beira-mar, Melhor Destino City Break, Melhor Destino de Cruzeiros e Melhor Porto de Cruzeiros da Europa.

Lisboa
Lisboa Lisboa créditos: Unsplash

Lisboa é uma capital europeia cheia de opções para explorar. Pode optar por fazer uma ronda pelos restaurantes, pelos bairros, pelos monumentos ou museus... Há muito para conhecer nesta metrópole que já conquistou o seu lugar no mapa do turismo mundial.

Onde ficar?

Há dois hotéis lisboetas que foram distinguidos a nível europeu: o 1908 Lisboa Hotel (Melhor Hotel Design) e o Valverde Hotel (Melhor Boutique Hotel de Luxo).

Quinta paragem: Alqueva

De Lisboa saltamos para o Alentejo para conhecer a atração que recebeu o prémio de Turismo Responsável: o Dark Sky Alqueva.

Observar o céu a partir do Observatório Oficial do Céu Negro, na Cumeada, uma pequena aldeia perto de Reguengos de Monsaraz, é uma das experiências mais marcantes desta viagem por Portugal.

Dark Sky Alqueva
Dark Sky Alqueva Dark Sky Alqueva créditos: Miguel Claro

O Alqueva foi o primeiro sítio do mundo a ser certificado pela Starlight Foundation como um “Starlight Tourism Destination”. Na prática, isto significa que é dos melhores lugares do mundo para observar o céu noturno.

Sexta paragem: Algarve

No extremo sul de Portugal, espera-nos o Melhor Destino de Praia da Europa.

O Algarve não desilude e deixamos aqui 40 praias da região que comprovam o motivo deste prémio.

Meia Praia, Lagos
Meia Praia, Lagos Meia Praia, Lagos créditos: Visit Algarve

Onde ficar?

Pode aproveitar para ficar uns dias a explorar as praias, escolhendo alguns hotéis premiados a nível nacional: Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort; Cascade Wellness Resort; Infinity Penthouse @ Conrad Algarve; Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa; Pine Hills Vilamoura e Dunas Douradas Beach Club.

Última paragem: Açores

Está na altura de apanhar um voo e rumar para o arquipélago dos Açores, eleito o Melhor Destino de Aventura da Europa.

A porta de entrada será, provavelmente, a ilha de São Miguel, onde já consegue explorar muito deste arquipélago mágico do Atlântico. Mas há muito mais para conhecer nas outras ilhas que ainda escondem lugares quase secretos da maioria dos turistas. No nosso especial, encontra algum destes lugares.

Açores
Açores Lagoa do Fogo, São Miguel créditos: Wikimedia Commons

Consulte aqui todos os vencedores dos World Travel Awards 2022.