Grande Lago do Alqueva, Portugal

É dos melhores lugares do mundo para observar estrelas e foi o primeiro destino Starlight no mundo. É na região do Grande Lago do Alqueva que pode ver estrelas, constelações e galáxias distantes durante a maior parte do ano. Também existem eventos ligados à observação astronómica.

À noite, os municípios em redor do Grande Lago - Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Portel, Mourão, Moura e Barrancos - baixam as luzes públicas num esforço para preservar esta característica especial e possibilitar um melhor usufruto. A rota Dark Sky é uma experiência a ter em Portugal pelo menos uma vez na vida.

Ilhas Canárias, Espanha

Tenerife e La Palma são excelentes destinos turísticos astronómicos. Ambas as ilhas têm leis que regulam os níveis de poluição e rotas aéreas. Tenerife conta com um dos maiores telescópios solares do mundo e La Palma é, desde 2002, Reserva da Biosfera da Unesco.

Deserto do Namibe, Namíbia

A Reserva Natural de NamibRand, membro de ouro da Associação Internacional Dark Sky, é um dos melhores lugares do mundo para observar as estrelas. Esta é também uma das maiores reservas naturais da África Meriodonal.

Deserto de Atacama, Chile

O facto de ser considerado o deserto mais alto do mundo indica que deverá ter uma boa altitude e poucas nuvens, o mesmo que dizer que é um bom sítio para observar as estrelas, um dos melhores do mundo. É neste deserto que se encontra o Observatório de Paranal e o ALMA (Atacama Large Millimeter Array), importantes observatórios astronómicos.

ALMA
ALMA créditos: ESO

Islândia

É um destino popular entre os amantes das maravilhas do céu, devido à famosa aurora boreal. Para além deste fenómeno, a contaminação de luz baixa em todo o país torna-o ideal para observar estrelas.

Parque Nacional Aoraki / Mount Cook,  Nova Zelândia

É no Monte Cook que se encontra a primeira reserva dos Dark Skies do hemisfério sul, a Reserva Aoraki Mackenzie, considerada a maior do mundo. Também pode ter a oportunidade de observar, no inverno, a aurora austral ou as nuvens de Magalhães.

Cabo Polónio, Uruguai

Sem energia elétrica, o pequeno povoado de Cabo Polónio, dentro do parque nacional de mesmo nome, fica coberto de estrelas ao cair da noite. A magia conferida pelas estrelas faz com este seja um dos lugares mais bonitos da América do Sul. 

Hawai

O Hawai tem os ingredientes necessários para observar as maravilhas do céu: atmosfera seca, noites claras e baixa poluição. O melhor lugar para observar estrelas é perto do vulcão Mauna Kea, onde também se encontra um dos maiores observatórios do mundo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.