São cinco os percursos de Matemática Urbana previstos para o dia 27 de setembro, os quais fazem parte do Programa Percursos de Turismo Sustentável, criado no âmbito das celebrações do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em parceria com universidades, museus, centros de ciência, associações e sociedades científicas entre outros, com a chancela do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) e do Comité MPT-UNESCO.

O Programa Percursos de Turismo Sustentável está a decorrer desde maio e prolonga-se até dezembro deste ano e convida todos os interessados a participarem num conjunto de visitas e percursos de valorização do património natural e cultural gratuitamente.

No entanto, no Dia Mundial do Turismo, os percursos a realizar pretendem demonstrar ao público onde está a matemática no distinto património urbano nacional, bem como conhecer o seu contexto histórico, impresso nos edifícios e obras de arte, na música, nas pedras do chão, e em tantas outras coisas que todos os dias passam despercebidas.

Conheça os vários percursos propostos:

10h30 | Rota das Simetrias | MUHNAC - ULisboa
Integrada nas atividades do projeto Matemática do Planeta Terra, esta rota consiste num passeio interdisciplinar em torno da Calçada Portuguesa de Lisboa, desde o Jardim Botânico (MUHNAC) até à Praça do Município, passando por alguns espaços emblemáticos da Baixa. Ao longo do percurso são abordados alguns tipos de simetrias patentes em vários modelos de calçada, bem como a história deste tipo de construção ou a geologia da cidade.

15h00 | Passeio com Matemática | Museu da Ciência da Universidade de Coimbra | Coimbra
Um passeio em torno da Matemática e das personagens da História da Matemática que figuram nas obras de arte que enriquecem alguns dos edifícios da Universidade de Coimbra. Uma abordagem à interpretação que os artistas (escultores e pintores) fizeram dos temas matemáticos. De caminho, é tempo para recordar alguns episódios do matemático Pedro Nunes. No final, já na sala 17 de Abril, os presentes vão ser desafiados com um problema matemático em torno de um objeto do dia-a-dia.

15h00 | Música e os Números de Fibonacci | Agrupamento de Escolas de Pinheiro?
Nesta atividade, pretende-se divulgar uma das sequências mais famosas da História da Matemática: a sequência de Fibonacci. Além de se dar a conhecer a origem desta sequência, pretende-se mostrar a presença de números de Fibonacci na música. Nesse sentido, explorar-se-á essa temática com o público presente, convidando-os, no final, a acompanhar-nos numa música escrita na escala pentatónica.

15h00 | Pedras e jogos: um olhar sobre o chão que pisamos | Museu de Lisboa - Teatro Romano
Visita pela parte antiga da cidade descobrindo aspetos históricos da mesma e vários tabuleiros de jogo que se encontram gravados na pedra.

15h00 | Passeio Matemático por Leiria | DMAT – ESTG – IPLeiria
"Linha reta pelo que é torto até à Sé fragmentada, por ruas e ruelas entendemos a calçada. Somos guiados até ao Lobo, o da Praça animada, que no meio ou na esquina nos envolve num quadrado, relaxado, onde pombos e crianças se misturam com o padrão que reflete do chão. Para refrescar, pelas fontes devemos passar. Primeiro, o cruzamento entre o Lena e o Lis, mas depois vêm os três que é uma conta mais feliz! E de frente lá está ele, a espreitar por entre as pontes que sobre si se elevaram, com arcadas, madeira, metal ou aspeto sinusoidal. E lá no alto, noutro nível, numa curva superior, as muralhas do Castelo espreitam".