O artista francês Cyril Lancelin acaba de estrear, pela primeira vez em Portugal, as suas mais recentes obras de arte da série “Half Pyramid”, com as esculturas “Silver Pyramid” e “Blue Pyramid”, num projeto que tem a curadoria da State of the Art.
Desenvolvidas especificamente para o Freeport, a pirâmide azul e a pirâmide prateada, que são compostas por centenas de esferas espelhadas, convidam o público a uma experiência imersiva onde os reflexos e as ilusões estão no centro dessa experiência. A própria cor das esculturas varia ao longo do dia e à noite assume o tom das noites lisboetas.
Com esta obra, Cyril Lancelin pretende que as pessoas interajam com as formas geométricas que compõem as pirâmides. “Esta é uma instalação que coloca o público como parte integrante da obra. O meu objetivo é que as pessoas brinquem com os reflexos e explorem a peça de forma imersiva, entrando dentro da mesma. A escultura é baseada em duas formas geométricas primitivas, a esfera e a pirâmide. As esferas enquanto matéria prima, que refletem e envolvem. E a pirâmide que organiza a peça, desde a parte exterior até ao centro. O layout das obras de arte irá remeter as pessoas para um habitat imaginário, composto por formas geométricas comuns, mas que estão montadas de forma a fazer-nos perder a orientação” afirma Cyril.
Comparadas a um géiser metálico onde as pessoas se podem perder, tanto nos reflexos do céu, como na sua própria imagem, as duas obras são constituídas por 657 esferas espelhadas, 485 na “Silver Pyramid” e 172 na "Blue Pyramid”.
A obra de Cyril Lancelin está em exposição no Freeport Lisboa Fashion Outlet até novembro de 2021.
Comentários