No meu último artigo ainda espreitava a hipótese de se ponderar a possibilidade de viajar ou não. Passados 15 dias, não é demais pedir a colaboração de todos os que estão nas zonas afetadas, incluindo Portugal, que se mantenham na situação de isolamento voluntário. Adiram ao movimento #StayTheFuckHome – o Manifesto da Quarentena Voluntária.

Saúde mental

Ficar em casa é, subitamente, o grande destino a visitar em 2020. Falo por mim, estou sempre disposta a explorar novos destinos e a lidar com o desconhecido, mas habituada a não ter casa (como escrevi no primeiro artigo), isto para mim é um desafio transcendente. E é por isso também que é tão importante manter a saúde mental em dia.

É importante manter a rotina: tomar banho, seguir uma alimentação saudável e, se possível, meditar. Eventualmente, também dá para ter consultas com psicólogos online, que tenham uma atenção nesta situação peculiar.

Deixo aqui duas recomendações para manterem a vossa saúde mental em dia nestas alturas:

  • O coach João Vaz Passos está a oferecer sessões de meditação – basta para isso reservarem o vosso lugar online
  • A psicóloga Inês Lourenço também está a oferecer sessões de psicologia, com o intuito de ajudar a guiar a mente nesta altura desafiante

Yoga

Uma viagem não planeada: Guia para ficar em casa
créditos: Avrielle Suleiman / Unsplash

Num misto de saúde mental e exercício físico, o yoga é, provavelmente, a prática completa, que te leva a relaxar a mente e trabalhar o corpo. Não te deixes assustar por algumas das poses que vês fazerem: a prática faz a perfeição. Eu pratico yoga há 11 anos e, em alturas como estas, as disciplinas da prática fazem toda a diferença.

Também aqui há duas recomendações para fazerem aulas online, mesmo que sejam iniciantes.

  • O coach João Vaz Passos está a oferecer sessões de yoga (além das de meditação) – basta para isso reservarem o vosso lugar online
  • A instrutora de yoga Sofia Zambujo está a oferecer sessões de yoga aos seus seguidores, tendo para isso criado um canal de Youtube especificamente para o efeito – estes não carecem de inscrição, basta seguirem as aulas no Youtube e as dicas da Sofia no Instagram

Exercício físico

Se o que vocês precisam mesmo é de levar uma coça, então o melhor é fazerem os treinos gratuitos das Dicas do Salgueiro. Todos os dias, às 18h30, o Salgueiro faz um treino live na sua conta de Instagram – é seguir, e recebem uma notificação quando o live começa. Além dos lives, podem vasculhar a conta dele e encontram facilmente outros posts referentes a treinos em casa, como este, por exemplo.

Uma viagem não planeada: Guia para ficar em casa
créditos: Jonathan Borba / Unsplash

Manter uma aparência cuidada

No início deste artigo disse que é importante “tomar banho” e muita gente pode considerar um conselho redundante. A verdade é que muitos dias em casa podem criar maus hábitos. Além de reforçar a ideia do banho, eu acrescento coisas como vestirem-se como se fossem à apresentação das vossas vidas e, quem usar maquilhagem, experimentem fazer aquela maquillhagem “tcharan” que talvez não usassem todos os dias. Aproveitem para explorar novas possibilidades. Vejam tutoriais de maquilhagem, desde maquilhadoras profissionais às maquilhagens por drag-queens bem “pow pow pow”, há de tudo no Youtube e no Instagram - basta procurar.

Visitas virtuais e coleções online: 10 museus internacionais que pode visitar sem sair de casa
Visitas virtuais e coleções online: 10 museus internacionais que pode visitar sem sair de casa
Ver artigo

Visitar museus – online

Pode não ser a atividade preferida de todos, mas é certo que cultura e arte nunca são demais.

Depois da China ter dado livre acesso ao espólio dos seus museus e galerias durante o surto do COVID-19 na China, o mesmo vai aparecendo na Europa, após a sucessão de encerramento das entidades na Itália, França, e outros países que vão seguindo os mesmos procedimentos.

Após a declaração de pandemia mundial, mais de 500 museus de todo o mundo fizeram uma parceria com o Google Arts & Culture e disponibilizaram as suas coleções online, de forma totalmente gratuita. Também o site Gramurama apresenta-nos 9 museus que podemos visitar sem sair de casa. Já viram as viagens que teriam que fazer e o investimento em bilheteiras que seria?

Aproveitem esta oportunidade única para enriquecer culturalmente e revisitar as aulas de História da Arte.

Não ir ao cinema: o cinema vem até ti

Não ir ao cinema: o cinema vem até ti

Já há quem diga por aí que este surto é nada mais nada menos do que uma conspiração da Netflix e Uber Eats para controlarem o mundo. Teorias da conspiração à parte, o certo é que passamos a depender bem mais destes serviços.

Juntando-me à festa, e puxando a brasa à minha sardinha, também eu estou a organizar um “mini ciclo de cinema online”: durante as duas próximas semanas, vamos passar os oito filmes mais premiados dos The Makkina, os realizadores do filme documental que estou a produzir – Spirit Animal. Pela primeira vez, e de forma totalmente gratuita, vão poder assistir a estes oito filmes, fora do circuito de festivais de cinema – basta aderirem ao evento na página de Facebook do filme. Da Bolívia até à Índia, passando por Portugal e Itália, este é um ciclo de cinema que vos fará viajar sem sair de casa.

Menos tempo nas redes sociais, mais tempo nos livros

E que tal largar as redes sociais, e agarrarmo-nos àqueles livros que queríamos ler e não temos tempo? Também aqui muitas entidades têm sido nossas amigas, como por exemplo a Chiado Editora (todos os dias oferece um livro novo) ou a Imprensa Nacional, que ambas disponibilizaram livros do seu catálogo gratuitamente nos respetivos links.

Ouvir música

Ouvir música
créditos: Will Francis / Unsplash

No meio de tanto concerto cancelado, tem havido iniciativas incríveis no mundo da música.

Começo pelo bonito concerto que o Salvador Sobral e o André Santos deram no passado sábado. Foi mesmo bonito! Podem rever aqui a primeira parte, e aqui a segunda. Depois disso, ainda deu para irmos dar um pezinho ao Lux, mesmo assim, sem sair de casa.

Para os amantes de playlists, e porque a criatividade não tem limites, chegaram às minhas mãos duas pérolas incríveis: o COVID-19 Quarantine Party é um sucesso, nem que seja só para ler o nome dos temas. Mas como somos viajantes, o melhor é mesmo ouvirmos esta playlist da Quarentena Thai, e imaginarmos que estamos em Chiang Mai ou Ko Pha Ngan lá para a década de 60 ou 70.

Se nada disto vos acalma o espírito de wanderlust, então aqui vai a grande dica: o site Radio Garden leva-vos a ouvir qualquer rádio do mundo inteiro, em direto, como se estivessem lá. Basta entrarem no site e rodarem o globo, e voilá! Sintonizaram a rádio local.

Aprende algo novo

Para mim, a melhor forma de ocupar o tempo, é mesmo aprender algo novo, com um curso online! Eu por exemplo, estou a ter aulas privadas de língua Russa pelo Skype (правда!), mas há tantas coisas que podem aprender! Um curso de escrita criativa, por exemplo? Ou um dos 126 cursos online disponíveis no Google Digital Garage?

Aprende algo novo
créditos: Andrew Neel

Resumindo

Aproveitem para por em dia aquelas tarefas que estamos sempre a dizer não ter tempo para fazer. Mas não se esqueçam: mantenham uma boa nutrição, apanhem luz solar à janela ou varanda, limitem o vosso tempo online, façam exercício físico e comuniquem com a vossa família e amigos por telefone ou Skype.

Lavem sempre as mãos e na eventualidade de terem que sair de casa para ir às compras (ou trabalhar, alguns de vocês), mantenham o distanciamento social dentro das medidas de segurança.

Liguem para o SNS 808 24 24 24 apenas se tiverem sintomas. Para casos de dúvidas para remunerações ou contribuições relativas à segurança social e apoios o número é o 300 502 502 – não inundam a linha do SNS com dúvidas que não são urgências.

Outros links úteis

Tal como no último artigo, deixo aqui alguns avisos à navegação que podem ser úteis, quer vocês estejam no conforto da vossa casa, em quarentena, quer estejam em viagem. Mas estejam onde estiverem, sejam ponderados e tomem decisões sensatas, pensem não só em vocês, mas também no impacto da vossa decisão nos que vos rodeiam. De preferência, fiquem em casa.

• DGS (Direção Geral de Saúde)
http://covid19.min-saude.pt/
- para informação aos utentes no território nacional

• Linha de Emergência do Ministério dos Negócios Estrangeiros
Para portugueses que se encontrem transitoriamente em viagem no estrangeiro e necessitem de ajuda para regresso a Portugal
+351 217 929 755 ou covid19@mne.pt

• Registo do Viajante (Ministério dos Negócios Estrangeiros)
https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/registo-do-viajante
- recomenda-se a todos os que vão viajar, que façam o registo antes da viagem. Também podem optar por instalar a aplicação no telemóvel

• Consulta do Viajante
https://www.consultadoviajante.com/viajantes.html
- ver “coronavírus”

• IATA (International Air Transport Association)
https://www.iatatravelcentre.com/international-travel-document-news.htm
- Informação atualizada sobre as restrições de entrada e saída de cada país (ver “coronavírus update”)

• Ponto da Situação actual do covid-19 em Portugal
https://covid19.min-saude.pt/ponto-de-situacao-atual-em-portugal/
- informação atualizada sobre o mapa epidemiológico de Portugal, da DGS

• John Hopkins CSSE
https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6
- mapa com a distribuição dos casos COVID-19 atualizado ao minuto

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.