Está a pensar em fazer uma pausa na rotina e dar um salto ao país vizinho? Madrid é sempre uma boa opção e económica - mesmo que já conheça a cidade, há sempre coisas novas para ver e descobrir. 

Da Gran Vía ao Retiro, passando por Malasaña e Lavapiés, vai perder-se em grandes passeios e descobrir os cantos e recantos da cidade espanhola.

Se for a sua primeira vez em Madrid, há uma lista de locais obrigatórios, como Puerta del Sol, Plaza Mayor, Parque El Retiro, Puerta del Alcalá, Palácio Real, Gran Vía, Templo de Debot e Prado.

A primeira dúvida: onde ficar?

MADRID
créditos: TIAGO DAVID

Para uma visita rápida à capital de Espanha, o ideal é ficar num hotel no centro da cidade. O Aloft Madrid Gran Vía é uma das melhores opções - localizado na Gran Via junto ao popular Edificio Carrión (também conhecido como Edificio Capitol) e à Plaza del Callao, o hotel destaca-se pela decoração moderna e simples, com pormenores que prometem surpreender.

Das áreas comuns aos quartos, a decoração do hotel está em sintonia total com Madrid. No loby, podemos trabalhar, jogar matraquilhos, lanchar, ler um livro e ficar à conversa com os amigos. Já se subirmos ao 11.º piso, temos uma vista privilegiada. 

O Aloft Madrid Gran Vía recebe também grandes festas, como foi o caso da antestreia de “La Edad De La Ira”, a série protagonizada pelo Manu Rios (“Elite”).

O hotel está a menos de 20 minutos de Malasaña, da Plaza de Espanha, do Templo de Debod ou de Lavapiés. Do Aloft Madrid também chegará rapidamente a Chueca, ao Palácio Real de Madrid, Palácio de Cibeles ou ao Prado.

Onde almoçar e jantar?

Em Madrid vai encontrar opções para todos os gostos e bolsos. 

Tapa Tapa

Se gosta de tapas e quer um almoço ou um jantar mais económico, mas bom, Tapa Tapa é a melhor opção.  “No nosso país adoramos tapas, partilhar, conversar e divertir-nos enquanto comemos brava e azeitonas… especialmente com umas cervejas bem frescas. Essa foi a génese do Tapa Tapa”, explica o restaurante.

Em Madrid, pode encontrar três restaurantes Tapa Tapa - saiba mais aqui.

Mercado de La Reina

"A nossa cozinha é espanhola, tão rica em tradições e receitas, alimentada há séculos pelas mais diversas culturas, e que tem as suas raízes em matérias-primas de excelente qualidade”, frisa o restaurante onde poderá encontrar tapas e pratos tradicionais. Uma boa opção no coração da cidade.

Ojalá

A próxima vez que forem a Madrid… têm de ir ao bar/ restaurante Ojalá. O primeiro piso conta com uma decoração moderna, mas é na cave que vai ser surpreendido com um… areal. Os preços são acessíveis, têm várias opções de brunch (entre os 13 e os 15 euros).

Guakame Street Food 

Se quiser almoçar no jardim ou no hotel, Guakame Street Food é a melhor opção. O projeto criado por Jonan Wiergo e Christian Tom apresenta refeições 100% plant-based.

Neste momento, o restaurante fez uma pausa nas entregas em Madrid e está a preparar novidades.

Calle 365

O conceito da Calle 365 - o novo restaurante da moda em Madrid- não pode ser compreendido sem conhecermos a história de Margarita Poblet, dona de uma loja de bebidas do século XIX na capital espanhola. Reza a lenda que o marido, Guillermo, foi obrigado a fugir da cidade por motivos políticos, e Margarita decide abrir um bar clandestino na cave da loja de bebidas. 

No espaço secreto, a jovem recria as cidades onde Guillermo se esconde. A cada 365 dias, o marido envia-lhe uma carta com detalhes sobre o local em que se encontra exilado. A partir das dicas do marido, Margarita criar o bar secreto.

Na primeira carta, Guillermo revela que está no México. É este o tema do bar madrileno na Calle Echegaray, no centro de Madrid. Para entrar, é preciso saber a senha secreta - basta passar pelo Instagram da Calle 365.

Na entrada da Calle 365 há um cronómetro que nos diz há quantos dias é que Margarita recebeu a carta. Quando chegar aos 365 dias, o espaço transforma-se completamente. Qual será a próximo local para onde Guillermo vai viajar?

Vamos às compras? Duas lojas da moda a não perder

AMÉN MADRID

AMÉN MADRID

A AMÉN Madrid fica em Malasaña e é uma concept store com peças únicas e com humor. Há roupa, decoração, livros, revistas e muito mais - com uma linguagem próxima do luxo, mas a preços (bem mais) acessíveis. 

WOW Concept

AMÉN MADRID

“O físico e o digital fundem-se como nunca numa nova loja conceito localizada na Gran Vía e que promete revolucionar a maneira de fazer compras”, frisou a revista Vogue. Se não quiser fazer compras, terá belos cenários para fotos.

... e uma livraria especial

Libros para un mundo mejor, em Malasaña. Descobri a livraria no Instagram - a fachada amarela com uma bicicleta florida é um dos spots mais intagramavéis da zona. Dentro de portas, há um mundo encantado à nossa espera e onde as histórias criadas pelo dono da loja, Fernando Acero (Feracam, Doctor de corazones), convivem com livros em segunda mão. Há poesia em cada canto, em cada postal e ilustração.

Por entre as estantes e visitantes, passeia a Lola, cadela que inspira muitas das histórias e que recebe todos à espera de mimos. Mais recatada, a gata Pretinha deixa-se ficar no seu canto, mas sempre atenta - chama-se assim porque o dono da livraria idealizou este projeto no Brasil, contou-me.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.