The Shambles, York, norte de Inglaterra
No centro de York, a Shambles (na foto em cima) é uma das ruas medievais mais bem preservadas do mundo. Chegou mesmo a ser mencionada no Domesday Book de 1086, embora muitas das suas construções sejam dos séculos XIV e XV. As ruas de pedra enchem-se de construções com estruturas em madeira que originalmente abrigavam talhos (ainda pode ver alguns dos ganchos de carne originais à frente das lojas). Há caminhos tão estreitos que neles é possível tocar os dois lados da rua apenas abrindo os braços. Hoje, esta zona está repleta de cafés e lojas de recordações.

Como chegar: York fica a duas horas de comboio da estação King's Cross, em Londres, e a uma hora e 15 minutos de comboio de Manchester.

Clifton Village, Bristol, sudoeste de Inglaterra
Muito perto da icónica ponte suspensa de Clifton, a Clifton Village é um elegante subúrbio com um próspero quarteirão para compras. A maioria das boutiques independentes ocupa belos edifícios georgianos, nos quais há lojas que vendem de tudo, como mobiliário, presentes exóticos, cestas de piquenique e brinquedos tradicionais. No centro do bairro, encontra a Clifton Arcarde, uma galeria vitoriana fabulosa repleta de pequenas lojas. Pode provar um pint da cidra local num dos pubs históricos.

Como chegar: Bristol tem um aeroporto internacional. A cidade fica a duas horas de comboio de Londres, e a uma hora e meia de comboio de Birmingham.

Galerias vitorianas, Leeds, norte de Inglaterra

Victoria Quarter
créditos: Visit Britain

Leeds é fantástica para compras, com uma variedade de lojas de rua, um shopping center supermoderno e uma série de grandes lojas. As galerias vitorianas são muito características e repletas de lojas, boutiques de designers famosos e cafés modernos. A Thornton's Arcade foi a primeira a ser construída, em 1878, e possui uma bela fachada neogótica. Lá dentro, encontrará marcas como a OK Comics e a conceituada loja de roupa masculina Chimp.

A Queen's Arcade tem uma fachada magnífica de quatro andares e é o endereço de marcas famosas como Levi's, Office e Jones the Bootmaker. A galeria mais famosa é a Victoria Quarter. Criada por Frank Matcham, o arquiteto responsável pelo teatro Palladium e o Coliseum, duas construções icónicas de Londres, possui mosaicos dourados, piso em mármore e um complexo trabalho em ferro. Sob um belíssimo telhado de vitrais, pode comprar peças de marcas como Mulberry, Vivienne Westwood e Louis Vuitton.

Como chegar: Leeds fica a duas horas e 15 minutos de comboio da estação King's Cross, em Londres, ou a 50 minutos de comboio de Manchester.

The Lanes, Brighton, sul de Inglaterra
Perto da enseada de Brighton, os Lanes são uma coleção de ruelas estreitas, em labirinto, com boutiques, cafés, restaurantes e pubs. Antigamente, muito antes de se transformar na zona balnear mais descontraída do Reino Unido, esta região era o centro da cidade piscatória de Brighthelmstone. A maioria das construções é do século XVIII e as lojas coloridas vendem de tudo, incluindo moda, joalharia, obras de arte e utensílios vintage. Nos dias ensolarados, pode jantar ao ar livre e ouvir música ao vivo.

A North Laine é um quarteirão boémio que abriga mais de 300 lojas independentes e possui um impressionante acervo de arte de rua, incluindo a icónica peça “Kissing Policeman”, de Banksy.

Como chegar: Brighton fica a uma hora de comboio das estações Victoria ou London Bridge, em Londres.

Merchant City, Glasgow, Escócia
A região histórica de Merchant City, em Glasgow, desenvolveu-se nos anos 1750, quando ricos negociantes (conhecidos como “senhores do tabaco”) construíram aqui casas e armazéns. Hoje, a região é uma das mais cobiçadas da cidade, com as construções vitorianas convertidas em boas lojas e restaurantes. A Ingram Street é parte da Style Mile de Glasgow e endereço de lojas de grife como Mulberry, Armani e Ralph Lauren.

Noutros lugares, encontrará lojas de noivas, roupas vintage e joalharias. A Merchant Square é um centro comercial coberto com um pátio cercado de cafés, bares e restaurantes, onde decorre uma feira de artesanato com cerca de 70 stands, e onde se vende o que há de melhor entre os artistas de Glasgow.

Como chegar: Glasgow fica a quatro horas e meia de de comboio de Londres, e a uma hora de comboio de Edimburgo. A cidade também tem um aeroporto.

Castle Quarter, Cardiff, País de Gales

Castle Quarter
créditos: Visit Britain

Aos pés do Cardiff Castle, o Castle Quarter possui três belas galerias construídas em 1885. O Castle Arcade é dividido em dois níveis, com uma varanda impressionante e passeios públicos. A High Street Arcade tem uma arquitetura gótica e a Duke Street Arcade é uma construção do período eduardiano. As três galerias são compostas por lojas de recordações, joias, livros e roupas.

Como chegar: Cardiff tem um aeroporto internacional. A cidade fica a duas horas de comboio da estação de Paddington.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.