Pensou que ia aconselhar não ir férias para os Açores?

Nada disso, apenas quero deixar alguns conselhos úteis, pois sendo original dos Açores e com um negócio de turismo nas ilhas, mas vivendo no Continente, tenho a visão das diferenças entre os Açores e Portugal Continental, pelo que estas dicas serão úteis para si se pretende visitar os Açores nos próximos tempos.

Embora cada vez mais turistas estrangeiros estejam a descobrir os encantos do arquipélago, o mercado nacional (Portugal Continental) continua a ter uma fatia importante no total de dormidas nos Açores.

Os Açores são 9 ilhas

Sim, os Açores são 9 ilhas, não é só S. Miguel.

Muitos visitam S. Miguel e acham que já conhecem os Açores. Que me desculpem os meus amigos micaelenses, mas esta conceção é completamente falsa.

Ir apenas a S. Miguel e não conhecer outras ilhas é como visitar Lisboa e achar que já conhece Portugal todo. Redutor, não acha?

Cada ilha oferece experiências únicas, com paisagens e belezas naturais diferentes, com gastronomia diversificada, etc.

A cultura, as pessoas e até os sotaques são diferentes de ilha para ilha (sim, muita gente conhece o sotaque de S. Miguel e acha que em todas as ilhas o sotaque é igual, mas não, cada ilha tem o seu). Os meus amigos da faculdade devem estar-se a rir agora, pois sabem a guerra que era eu, terceirense, explicar diariamente, várias vezes ao dia, que sim, eu falava "açoriano” mas com o sotaque da minha ilha.

Se já foi a S. Miguel, parabéns pela escolha, mas saiba que ainda há muito para ver nas outras ilhas, visite-as, não se irá arrepender, e seguramente que não vai achar que está a repetir as férias, pois vai encontrar um mundo muito próprio, e único, em cada ilha que conhecer.

Claro que S. Miguel é uma ilha que deve ser visitada, mas se puder, visite outras ilhas dividindo as férias, ou deixe no seu calendário as outras ilhas como projetos de férias futuras.

Lagoa do Fogo
Lagoa do Fogo, São Miguel créditos: Unsplash

Que tipo de férias fazer?

Ao contrário de outros destinos turísticos onde as pessoas compram um pacote tudo incluído e ficam uma semana na piscina do hotel a comer a beber, nos Açores não faz sentido ficar-se pelo hotel.

A mais valia das ilhas é a sua natureza, a cultura e a história, por isso deve organizar-se para visitar as principais atrações que cada uma oferece.

Para se poder deslocar é importante alugar carro, pois os transportes públicos são algo rudimentares, em especial se visita outras ilhas que não S. Miguel ou Terceira (as mais desenvolvidas).

Não existe Uber ou outras plataformas semelhantes, apenas táxis, pelo que se espera deslocar-se apenas usando este meio poderá ficar dispendioso e, no pico do verão, poderá ter dificuldades em encontrar disponibilidade de táxis.

Em relação aos autocarros, é ainda mais complicado, isto porque muitas das atrações naturais das ilhas ficam em locais fora das rotas diárias dos mesmos, sendo a frequência e os horários limitados.

O aluguer de veículos é a solução mais vantajosa por várias razões:

  • Você está numa ilha, por isso dificilmente poderá perder-se. De um lado tem o mar, do outro o interior da ilha. Mesmo que o Google Maps não funcione de forma perfeita, e em algumas ilhas não funciona, só tem de ter em atenção onde está o mar.
  • Os açorianos normalmente conduzem com calma e são respeitadores. Aliás, quando você aterrar no aeroporto, uma sensação de tranquilidade irá infiltrar-se no seu corpo e mesmo que você seja um acelera no dia a dia, passará a conduzir pacificamente (pelo menos durante as suas férias - não consigo garantir que mantenha esta postura ao volante quando voltar a casa). Por isso, não tenha receio de conduzir nos Açores.
  • Ao ter a sua própria viatura terá a liberdade de ir onde e quando quer, não estando dependente da disponibilidade de outros para organizar os seus passeios, visitas, restaurantes, etc.
  • Mesmo que na época alta os preços de aluguer de viaturas possam ser elevados, ficará sempre mais barato o aluguer que o uso do táxi.
Estradas floridas, as hortênsias deram ao Faial o nome ilha azul
Estrada na ilha do Faial créditos: Alice Barcellos

Chove todos os dias nos Açores?

Não! É verdade que quando vemos a meteorologia nos diferentes canais televisivos, praticamente todos os dias, há possibilidade de chuva. A razão é porque o clima é mais imprevisível, por serem ilhas, e por isso existe esta eventualidade, mas muitos dias, em especial no verão, não chove.

Quando chove, regularmente, são aguaceiros de curta duração.

No entanto, conte sempre com níveis de humidade elevados, o que torna as temperaturas enganadoras.

Uma temperatura de 25 ºC nos Açores, poderá corresponder a cerca de 30 ºC quando comparado com zonas mais secas no continente.

Não se esqueça de levar roupa para a chuva e para o sol. Privilegie roupa leve e materiais que sequem rapidamente. Sapatos confortáveis e impermeáveis.

Quando eu era guia turístico, durante as férias da faculdade, eu dizia aos turistas para saírem sempre com calções e guarda-chuva, pois poderia fazer todas as estações do ano no mesmo dia.

Se tem previsto uma visita em breve às ilhas, não deixe de ler o este artigo sobre como organizar as suas férias nos Açores em cinco passos.