À boleia da Lonely Planet, viajamos por lugares onde o Dia das Bruxas é mais do que uma data comercial e onde pode festejá-lo de uma forma mais autêntica e com menos multidões.

Castelo de Orava, Eslovénia

Se gosta de histórias de vampiros, então tem de conhecer este castelo (na imagem acima). Aqui foi gravado o filme Nosferatu. O castelo do século XIII tem uma envolvência fantástica e conta histórias de vampiros, tragédias e fantasmas que ainda circulam por ali. Conheça aqui outros castelos assombrados.

Whitby, Inglaterra

Para festejar o Dia das Bruxas com muito estilo, esta cidade costeira do norte de Inglaterra é o destino ideal. Whitby recebe o festival de Halloween de 28 a 30 de outubro que tem como ponto alto o desfile onde todas as "criaturas" da época têm encontro marcado - vestidas a rigor para a festa.

Meath, Irlanda

Spirts of Meath
créditos: Spirts of Meath

As origens do Halloween remontam à celebração celta Samhain, que marcava o fim da época das colheitas e o início das longas noites de inverno. Acredita-se que tudo começou há 3 mil anos em Meath, no Vale de Boyne. O condado a norte de Dublin aproveita, então, a história para celebrar a data através do festival de Halloween, Spirts of Meath, com vários eventos para todos os gostos.

Sighişoara, Roménia

É conhecida por ser a terra natal de Vlad Tepes, o Conde Drácula. Vlad Tepes foi um príncipe da Valáquia que ficou conhecido pelas torturas que fazia aos inimigos, sendo o empalamento o método mais usado. As histórias de crueldade associadas à figura serviram de inspiração para Bram Stoker quando criou Drácula. A cidade não esquece deste "ilustre" filho da terra e é possível visitar a casa onde nasceu. Pode ainda estender a viagem e conhecer o famoso Castelo de Bran, também conhecido como o Castelo de Drácula.

Edimburgo, Escócia

Samhuinn Fire Festival
créditos: Facebbok Beltane Fire Society

A capital escocesa tem um ambiente sombrio e encerra muitas histórias de fantasmas, de Mary King's Close ao castelo assombrado da cidade. Assim, rumar até Edimburgo na altura do Halloween é o indicado para quem gosta de tudo o que esta data proporciona. O ponto alto das celebrações é o Samhuinn Fire Festival, no dia 31 de outubro.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.