Esta é a prática da família @ohanadventures e o pequeno Martim adora. Celebrou o aniversário de sete anos agora e acabou de vir dos Açores. Vamos saber, entretanto, para onde ele vai aos oito anos! O Artur (pai) refere uma meta familiar que é uma experiência educativa mais que “uns ténis ou uma camisa nova” para a sua criança: o Martim está no 2º ano e aos 18 anos ele haverá de ter completado 18 rotas, 18 países.
Daí que as prendas do Martim são sempre viagens, interessante, não é? A prenda do 7º aniversário do Martim era Turim. Mas optaram por uma viagem mais acautelada e mudaram o rumo: Açores, voltando a visitar a São Miguel. Recordaram os “famosos bifes de vaca com 300, 400 gramas (…) eu e a Cláudia gostamos de experimentar de tudo um pouco (…) desde os escorpiões que já comemos na Tailândia ao gafanhoto frito. Nunca dizemos ‘que não’ à gastronomia local (…)”.
Por falar de gastronomia e de sorver todas as experiências como verdadeiros aventureiros (ora veja-se o nome do instagram desta linda família viajante), algo me captou o ouvido nesta entrevista: o encontro entre famílias (a família que chega e a família que recebe) nas viagens e nos destinos. Isto aconteceu na Tailândia que foi “o destino que mais [nos] impressionou (…) de sorriso na cara”. Uma humilde família tailandesa guardou os pertences da família portuguesa junto da sua própria família (na sua casa tailandesa, nas ilhas Phi Phi) esperando que eles tivessem regressado da tour. A honestidade e a preocupação com o instinto familiar sentem-se, ali, de forma enternecida. A Cláudia refere que foi um dos momentos que a faz eleger a Tailândia e como o upmost visitado até hoje (pelos três: o Artur, a Cláudia e o Martim).
Algo muito interessante no momento de escolher os presentes-viagem ao filho: normalmente o Artur procura escolher um destino que coincida com um grande jogo de futebol. A cláudia diz mesmo: “eles são principalmente apaixonados por futebol”. Então unem tudo: o gosto por viajar e o amor por futebol. Por exemplo “quando fomos a Barcelona, fomos ver o Messi, porque é um dos jogadores preferidos do Martim”. Agora a próxima viagem já está planeada para os 8 anos do Martim (ui esperemos que ele não leia apenas este artigo): Turim e Mónaco: Juventus para ver o CR7 no Jogo de Turim e depois vão visitar o Mónaco e o clube de futebol, claro.
Agora passo a bola para si e pergunto-lhe se costuma viajar e parar nos estádios com os seus filhos?
Comentários