A Cidade Encantada (Ciudad Encantada) está integrada no Parque Natural Serranía de Cuenca, uma área protegida que abrange mais de 180.000 hectares. Foi declarada Sítio de Interesse Nacional em 1929, Património Mundial em 1966 e ganhou popularidade pelas suas extraordinárias formações rochosas, resultado de milhões de anos de erosão.

Entre as rochas mais famosas e fotografadas está a "Cara de Hombre", uma rocha que recorda o rosto de um homem, e o "Tormo Alto", uma gigantesca coluna de pedra. Mas há muitas mais estruturas, esculpidas ao  longo do tempo pelo vento e pela água, que podem ser admiradas durante um passeio pelos trilhos do parque. Têm nomes evocativos, que despertam a imaginação do visitante, como “Los Barcos”, que faz lembrar um grupo de navios num mar petrificado, ou “El Perro”, que parece um cão vigilante. 

Todas estas formas fantasiosas resultam da diferente dureza e composição das rochas. No topo encontra-se calcário magnesiano, cinzento e mais resistente à erosão do que o de baixo, que tem um tom avermelhado. A parte inferior sofre erosão mais rapidamente que a parte superior, criando assim abrigos e cornijas.

Cidade Encantada Cuenca
Cidade Encantada Cuenca créditos: Visita Cuenca - https://visitacuenca.es/es/content/descubre-naturaleza/ciudad-encantada

Apesar das esculturas naturais serem a maior atração da Cidade Encantada, esta alberga igualmente uma rica variedade de flora e fauna, estando coberta por uma vegetação típica regional, incluindo pinheiros, zimbros e carvalhos que proporcionam sombra e habitat a muitas espécies animais. Entre os habitantes do local encontram-se várias espécies de aves como o bufo-real e a águia-real e alguns mamíferos de médio porte como o javali e a raposa

A Cidade Encantada é o local ideal para um dia ao ar livre, adequado a todas as idades. Os trilhos estão bem sinalizados e são acessíveis, permitindo a fácil exploração de todas as formações rochosas. Cada percurso é complementado com painéis informativos que explicam a geologia, a flora e a fauna locais, bem como as lendas associadas às rochas. 

Os meses de primavera e verão são as melhores para visitar a Cidade Encantada porque nessas alturas o Parque Natural Serranía de Cuenca enche-se de flores silvestres, dando um toque de cor à paisagem rochosa. Além disso, a presença de plantas aromáticas como o tomilho e a lavanda enchem o ar de aromas agradáveis ​​e inebriantes. 

As esculturas da Cidade Encantada são um magnífico exemplo do poder e da beleza dos processos naturais. A sua formação, que começou há uns surpreendentes 90 milhões de anos, continua a escrever capítulos únicos e cativantes na história geológica da Terra.

Como visitar

A Cidade Encantada  fica a cerca de 28 quilómetros da cidade espanhola de Cuenca e ter uma viatura alugada é o  ideal para visitar o local já que não há transportes públicos diretos, mas é possível, na estação de comboios de Cuenca, apanhar um autocarro, das Autolineas Rubiocar, até Uña e dali apanhar um táxi para a Ciudad Encantada.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e a minha página de Instagram